Apartamento em São Carlos: encontre o imóvel com o tamanho ideal para sua família

Vários fatores determinam a vontade das pessoas em viverem em uma casa ou apartamento, e é perfeitamente compreensível ambas as opções, são questões de preferência que apenas quem vai morar é que pode analisar. 

Porém, esta análise depende de fatores que não são tão evidentes no processo de escolha, e por isso reunimos os principais aspectos, mas vamos levar mais em conta o tamanho do apartamento a ser escolhido. 

Ambiente do imóvel

Quanto aos apartamentos existem vários pontos que devem ser levados em conta, como a localização do prédio ou condomínio, mais próximo do centro ou em áreas menos movimentadas, mais próximo ao trabalho ou de áreas comerciais, proximidade de supermercados e padarias. 

Este é um aspecto externo que pode influenciar e cabe a quem vai morar analisar o que lhe é mais cômodo. 

Outra questão importante é a vizinhança: mais crianças para quem tem filhos ou famílias mais idosas ou sem filhos, para quem não o tem ou prefere uma atmosfera mais “silenciosa”.

Outro ponto que deve ser analisado são as vagas de estacionamento.

Alguns prédios possuem apenas uma por apartamento, mas outros condôminos alugam as suas por não possuírem. Outros prédios possuem mais vagas, mas isso acaba impactando no preço do condomínio.

Áreas comuns são bem valorizadas em prédios mais modernos. Academia para os moradores, playground, piscina, quadra poliesportiva são facilidades que podem, por um lado proporcionar maior conforto a quem precisa, mas podem gerar incômodos para quem prefere mais silêncio e paz. 

É outro aspecto que deve ser levado em conta quanto à relação custo-benefício no valor do condomínio.

Tamanho do imóvel

Porém, o principal aspecto que queremos abordar neste texto é o tamanho: como analisar qual o tamanho ideal de um apartamento para um casal, para uma família ou até mesmo para quem vive sozinho? 

Tamanho das famílias 

As famílias vêm diminuindo.

Nossos bisavós tinham irmãos na casa de dezenas. As famílias a partir da década de 60 até 80 passaram a ter entre quatro e dois filhos, e mais recentemente os casais tendem a ter um ou dois filhos. 

Isso influencia a construção civil. 

Cada vez mais raro encontrar novos empreendimentos que tenham mais do que três quartos nos apartamentos.

Além disso, mesmo quando se tem mais de um filho, é preciso analisar se habitam em um mesmo quarto ou preferem privacidade, seja para dormir, seja para estudar ou por terem interesses distintos.

Leia também: Universitário em São Carlos? Confira essas dicas para não ficar perdido na cidade!

Casal sem filhos ou solteiros 

Se é um casal sem filhos que procura o apartamento, é importante analisar se pretendem ter filhos e se sim, quantos. 

Talvez já projetar essa possibilidade do tamanho que a família pode atingir previamente é uma forma de não precisar, com o tempo, procurar um novo prédio para morar. 

Um solteiro pode também adquirir um apartamento para viver sozinho no começo, mas essa situação pode ser temporária.

Analisar estes pormenores pode ajudar a fazer um investimento mais rentável e mais adequado.

Escritório e cômodos 

Além dos quartos para morar, existem as preferências que variam de pessoa para pessoa quanto à disposição dos cômodos. 

Há aqueles que não gostam de trabalhar no quarto em que dormem ou na sala, por exemplo.

Com a recente tendência de crescimento do home office, muitas pessoas já o fizeram ou podem fazer um quarto de escritório, trabalhando em casa como se estivesse fora de casa, separando o trabalho do dia a dia da família.

Além disso, casais com filhos podem pensar em transformar um dos quartos em uma sala de estudos, com biblioteca, computadores e na mesma tendência do home office, proporcionar aos filhos o conforto de estudar em casa de forma mais eficiente que no quarto de dormir.

Leia também: Morar em república ou sozinho: o que é melhor para universitários em São Carlos?

Cômodos 

Os quartos podem ser adaptados, mas outras possibilidades existem e são tendências no mercado imobiliário. 

Por exemplo: a cozinha integrada à sala de estar e jantar, chamado de “family room”, uma verdadeira área comum interna, que pode também ser um espaço para a recepção de visitas e até para a organização de eventos. 

Outro cômodo que possui uma tendência em ser melhor pensado, como já foi inclusive assunto de um post exclusivo neste blog, as sacadas, que podem ir além de um balcão com vista para a área interna e se tornar uma sala de jantar e de estar, com churrasqueira, rede e dependendo do padrão do imóvel até abrigar uma piscina ou banheira. 

Na mesma linha, um imóvel que pode ser analisado quanto ao tamanho é a cozinha. Algumas pessoas preferem cozinhar em casa, outras tendem a usar pouco e comer mais comida pronta, e com isso em vista, o tamanho da cozinha é importante na análise do apartamento a ser adquirido. 

Outro hábito de algumas famílias é manter a TV fora da sala de estar ou de qualquer área comum, e então, por isso, uma sala exclusiva para o audiovisual também deve ser considerada. 

Não só para este fim, mas também pode ser pensando, dependendo do estilo da família, uma sala de jogos, ou de ginástica ou meditação, ou o que quer que seja que caiba em uma área mais reservada. 

Animais de estimação 

Anteriormente havia pouca tolerância em relação a animais em apartamentos. Hoje em dia é raro algum condomínio que os proíba. 

Por isso, há de se analisar também, além da permissão, o ambiente que o seu animal de estimação terá em seu apartamento, seja ele qual for. 

Todas estas questões são importantes na hora de escolher um apartamento, e é muito importante que todos estes pontos sejam levados em conta. 

Para que nenhum fuja da análise, o mais importante é ter uma imobiliária que encontre junto a si o tamanho ideal do imóvel. 

E a Cardinali é a imobiliária com os melhores corretores e com acesso aos melhores empreendimentos para que sua família encontre o imóvel ideal para morar. 

A experiência, estrutura e tradição da Cardinali em oferecer a seus clientes os melhores negócios dão a certeza da escolha ideal para sua aquisição.

 489 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.