Alugar imóvel em São Carlos: 5 dicas para não cometer erros!

Alugar imóvel em São Carlos não é uma tarefa difícil se você tem uma boa imobiliária ao seu lado.

Na maior parte das vezes, o aluguel de um imóvel é uma opção a médio prazo, com data certa para acabar mas que se for vantajosa para ambas as partes pode perdurar por décadas. 

Para que isso aconteça, e consequentemente ambas as partes saiam ganhando, é primordial que aspectos gerais sejam observados para que não se cometa erros na escolha de um imóvel para alugar.

Porém, nem sempre um bom corretor poderá entender todos os aspectos que um cliente procura em um imóvel e, como em qualquer relacionamento, aquele pequeno detalhe que no início parece irrelevante acaba se tornando insuportável com o passar do tempo. 

Isso é ainda pior quando você está mudando de cidade e pouco conhece sobre as características de cada bairro. 

A vizinhança, a avenida mais próxima, o comércio que atende a região, o transporte, os vizinhos, até a vista da janela, sabemos que é difícil prever, mas algumas orientações gerais podem fazer com que a sua escolha de um novo lar não se torne um pesadelo. 

Além disso, existem os aspectos que devem ser levados em conta quanto alugar imóvel em São Carlos

Os contratos têm garantias, prazos, multas, obrigações que quando não são bem considerados, podem trazer dissabores.

Os aluguéis têm de ser um contrato de boa vontade entre as partes, não uma carta de ameaças mútuas.

Outro aspecto que tem que ser levado em conta são os valores, pois têm que ser bons para ambas as partes. 

Ninguém pode levar vantagem nem prejuízo.

Um valor muito abaixo do mercado às vezes parece vantagem, mas pode significar obrigações maiores quanto a outros gastos fixos, multas para rescisão ou obrigações na devolução. 

Por isso, aqui vão quatro aspectos gerais que sempre precisam ser analisados antes do aluguel de um imóvel.

1. Visitar o imóvel

Na foto as paredes estão pintadas, a vista é linda, os detalhes estão perfeitos. Não precisa nem ver de perto?

Depois de assinado, não vai dar para reclamar do cheiro de mofo, vazamentos, tomadas que não funcionam, embutidos estufados etc.

São tantos os problemas que uma visita rápida pode evitar tanta coisa que não dá para conceber como tem gente que ainda aluga imóvel sem visitar. 

Um corretor bem intencionado não vai fazer o cliente assinar um contrato sem ver o lugar. Faça uma visita, sempre, e sinta-se como se já morasse ali. Olhar pelas janelas, escutar a rua, até conversar com os vizinhos. 

É muito pouco tempo gasto para uma escolha que pode durar anos, portanto atente-se!

2. Conhecer a região

São Carlos é uma cidade em constante transformação.

O caráter inovador se reflete nos bairros, que ao longo do tempo passaram por transformações demográficas e econômicas.

Bairros que nascem populares se valorizam, bairros residenciais se transformam em comerciais, bairros de idosos se tornam universitários. 

O que dizer de um bairro chamado Parque Industrial, que nasceu na esteira de instalação de indústrias e que hoje é quase completamente residencial? 

De ruas que a alguns anos tinham quadra de futebol pintada no asfalto e que hoje têm estacionamento proibido nos dois lados?

O barulho da rodovia ou da ferrovia não é problema para muita gente, mas acaba sendo insuportável para outros. 

E o boteco da esquina, a casa de shows… As universidades ou a empresa onde trabalha.

É próximo?
É distante?
Quanto vou gastar de ônibus ou de aplicativo?

Isso é fácil de analisar, e o corretor de imóveis bem intencionado será sincero com você para não te colocar em uma fria.

3. Analisar o preço

Você não abastece no posto mais barato para não gastar depois com manutenção e não compra a bebida mais barata para não ter azia e dor de cabeça no outro dia.

Por que fazer isso com algo tão maior como um lar? 

Muitas vezes o aluguel mais barato pode significar maiores gastos de manutenção ou obrigações (taxa de administração, manutenção, impostos, gastos com condomínio, energia, água, entre outros). 

Da mesma forma, pagar mais caro não é garantia de qualidade.

Um preço muito maior que o normal em uma imobiliária pode ser menor que em outra que seja mais estruturada e tenha maiores condições de prestar o mesmo serviço. 

O preço tem de ser analisado com muito cuidado para que, no fim, nenhuma das partes saia perdendo.

4. Verificar o contrato

O contrato é a certidão de casamento entre o inquilino e o imóvel.

Porém, diferentemente de um matrimônio onde ninguém deve meter a colher, do outro lado estão o proprietário, que deseja seu devido retorno, e a imobiliária, que fiscaliza e acompanha o “casal”. 

No contrato consta quase tudo que vai nortear as relações: estado do imóvel, valores, reajustes, responsabilidades entre as três partes (inquilino, locatário e imobiliária).

 Qualquer detalhe que não seja bem observado pode gerar atritos e até processos que seriam evitados numa boa análise de contrato. 

O contrato tem muitas exigências e é melhor trabalhar no fio de bigode ou no aperto de mão?

Antigamente as coisas se resolviam assim, mas hoje as assessorias jurídicas por um lado e os tribunais por outro são de fácil acesso a todos. 

Uma assessoria jurídica prévia faz com que qualquer detalhe que apareça não se transforme em uma disputa depois.

Outro ponto importante: atente-se à vistoria de entrada para ver se todos os defeitos que o imóvel apresentou foram relatados antes de assinar o contrato.

Caso tenha passado algum item o locatário tem até 10 dias para realizar essa contestação.

5. Escolher bem a imobiliária 

Tudo o que apresentamos neste conteúdo é o básico para se alugar um imóvel, mas não dá para prever tudo, pois cada negócio é diferente do outro.

E para que nada escape da análise, tudo deve ser mediado por uma boa imobiliária, e é aí que entra a Imobiliária Cardinali. 

Referência na cidade de São Carlos, a Cardinali é o primeiro nome que vai aparecer em qualquer busca por imóveis em São Carlos, e não é só por ser a maior, mas principalmente por ser a melhor. 

Facilidade na visita: você encontra o imóvel no site e agenda a visita online. Facilidade na documentação, e em alguns casos nem é preciso de fiador. Assinatura online de contrato, sem ter de marcar reunião, sem burocracia. 

Os corretores da Cardinali conhecem todos esses aspectos e mais ainda: conhecem a cidade, sabem mostrar o que o cliente pede, para que fique satisfeito sem prazo de validade. 

Quer saber mais e encontrar o imóvel dos seus sonhos, com o suporte que você precisa para fechar negócio? Entre em contato com nossos especialistas.

 1,267 total views,  2 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.