4 dicas para comprar o imóvel ideal para a família

Depois de muita reflexão, finalmente você decidiu fazer uma mudança residencial? Ótima notícia! No entanto, antes de começar a empacotar seus pertences, é importante tomar algumas precauções para garantir a escolha do imóvel ideal.

Atualmente, o mercado imobiliário conta com inúmeras unidades disponíveis, cada qual indicada para um perfil de morador — fato que pode fazer com que muitas pessoas fiquem em dúvida.

Afinal, como acertar na decisão em meio a tantas ofertas interessantes?

O segredo é seguir alguns passos importantes, como entender as necessidades da família, analisar a infraestrutura do bairro escolhido e, até mesmo, considerar entre uma propriedade nova ou usada.

A princípio, pode parecer que a tarefa seja impossível. Mas, não se preocupe: queremos ajudar você nessa missão.

Pensando nisso, trouxemos uma série de dicas essenciais e que farão toda a diferença na sua escolha. É só acompanhar o post para mapear o terreno e não correr riscos desnecessários. Boa leitura!

1. Considere nas necessidades da família

A primeira dica para encontrar o imóvel ideal, é considerar as necessidades da sua família. Para tanto, comece analisando o número de pessoas que irão viver na próxima residência.

Casais sem filhos, por exemplo, podem investir em propriedades compactas, com até dois dormitórios. Já famílias numerosas, devem sair em busca de imóveis amplos e capazes de abrigar a todos com total conforto.

Nessa etapa, também é fundamental levantar outros pontos igualmente importantes. São eles:

  • quantos banheiros serão necessários?
  • o quarto principal precisará de uma suíte?
  • é importante mudar para um local com área de lazer?
  • qual é o tamanho para a cozinha, sala e outros cômodos de convivência?
  • você está procurando um imóvel com garagem?

Com essas informações, será mais fácil acertar na escolha, agradar quem você ama e, inclusive, evitar arrependimentos futuros. 

2. Faça um planejamento financeiro

Esteja você em busca de um imóvel para comprar ou alugar, uma coisa é fato: será preciso realizar um bom planejamento financeiro para cada uma de suas ações.

No caso da aquisição de um imóvel, você precisará reservar uma quantia de dinheiro para dar de entrada, além de considerar as parcelas do financiamento e determinar um valor máximo para gastar.

Com o aluguel, não é diferente. Normalmente, pessoas que possuem planos de alugar um espaço precisam se organizar para possíveis reformas e consertos, além de se preparar para deixar o local no período exato, conforme estipulado em contrato.

Em muitas situações — e quando essas exigências não são respeitadas — os inquilinos ainda devem arcar com multas nada agradáveis e capazes de prejudicar o orçamento mensal. Fique de olho!

3. Visite os imóveis em horários diferentes

Encontrou o espaço dos sonhos e quer fechar negócio? Muita calma! Para ter certeza de que este é o imóvel ideal, procure conhecer melhor a sua localização.

Até porque, não é somente a propriedade em si que será responsável pela satisfação da sua compra, mas sim, todo o entorno onde ela está situada.

Se a ideia é ter qualidade de vida, invista em regiões com fácil acesso aos pontos comerciais e excelente infraestrutura.

Analise as condições de pavimentação das calçadas, os sistemas de iluminação e como funciona a coleta de lixo.

Pondere a existência de serviços próximos capazes de facilitar a sua rotina. Esse é o caso de supermercados, farmácias, lavanderias, bancos e hospitais.

E mais: lembre-se de realizar essa análise em horários variados, tanto durante o dia, quanto à noite.

Esse cuidado permitirá que você entenda o funcionamento da região em diferentes momentos e, inclusive, consiga verificar se ela é barulhenta, violenta e se a vizinhança é agradável.

4. Avalie os detalhes do imóvel

Uma visita completa ao imóvel ideal deve ser realizada com muita atenção e uma fita métrica em mãos.

Uma vez no espaço, tire as medidas de todos os cômodos, a fim de assegurar que os seus móveis caibam tranquilamente no local.

Confira também as questões que envolvem os revestimentos, a pintura das paredes, os sistemas elétrico e hidráulico e se existe boa iluminação natural em todas as áreas.

Encontrou dificuldade? Então, vale utilizar alguns aplicativos próprios para essa finalidade, como o Magic Plan, que ajuda o usuário a tirar fotos dos ambientes e, automaticamente, calcula as dimensões, formando uma verdadeira planta da propriedade. Vale a pena experimentar!

Depois das nossas dicas, ficou mais fácil descobrir como encontrar o imóvel ideal para quem você mais ama? Esperamos que sim!

Caso ainda tenha dúvidas, aproveite e deixe o seu comentário no post. Em breve, teremos o prazer de responder a sua questão!

 823 total views,  3 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.