Como fazer decoração de apartamentos pequenos?

É cada vez mais difícil encontrarmos grandes espaços. Por isso, vamos falar sobre espaços e decoração de apartamentos pequenos?! Se trabalhados em projetos eficientes e inteligentes, esses espaços, mesmo que reduzidos, podem sim facilitar nossa rotina e atender nossas necessidades.

Por se tratarem de espaços chave, em que cada cantinho conta, é fundamental um excelente projeto para conseguir organizar todas as funções de forma criativa e eficaz. Então vamos lá!

 

Dicas para decoração de apartamentos pequenos

As casas e os apartamentos estão com suas plantas cada vez mais reduzidas, isso é um fato! Hoje em dia, nós encontramos residências que têm áreas de até menos que 20m². Antigamente era possível encontrar cozinhas e salas com essa metragem.

Claro que tudo depende do estilo de vida das pessoas. Normalmente, as pessoas que optam por apartamentos pequenos são aquelas que curtem mais a vida urbana e passam mais tempo na rua.

Portanto, usam a casa apenas para necessidades do dia a dia, como dormir e tomar banho. Quem está acostumado com casas grandes com quintal, por exemplo, aproveita mais o espaço disponível e fica mais em casa.

decoração de apartamento pequeno
Ambiente super integrado, composto por cores suaves e super funcional. Uma atenção para a TV, que serve tanto para o quarto quanto para a sala que tem dupla função.

Mas também não precisamos ser tão radicais com o tamanho, né? Um tipo de situação bastante comum hoje é em dia é uma família de 3 ou 4 pessoas morando em apartamentos de 50m². E é claro que pensar na decoração de apartamentos apartamentos assim não é fácil.

Esses empreendimentos são bastante comercializados e vendem bem, mas não é preciso ficar fazendo ginástica para caber tudo. A solução é investir em projetos inteligentes para acomodar tudo e todos, como este abaixo.

decoração de apartamentos pequenos
A bancada articulada, quando fechada, libera espaço de circulação e compõe esteticamente o design do balcão.

Móveis planejados

Eles são uma excelente saída para a decoração de apartamentos pequenos. Principalmente para não encarar reformas ou então quando não se pode modificar as paredes – em alguns tipos de edificações, não podemos retirar nenhuma parede, pois cada uma delas têm função estrutural.

Móveis multiusos

Também são sempre bem vindos nesses espaços. Por exemplo, as bancadas podem ser usadas para refeições e também para o trabalho.

Enquanto isso, a sala pode virar um espaço de brincar para as crianças, ao mesmo tempo em que é um ambiente para TV ou para receber os amigos.

decoração de apartamentos pequenos
Neste ambiente integrado, o uso do banco para a mesa também tem função de armazenamento e apoio para livros.

Cada espacinho é fundamental! Mas é preciso dar uma atenção super especial à escolha das cores e formas desse mobiliário. Afinal, ao mesmo tempo em que o ambiente tem que ser funcional, ele deve ser confortável e ter harmonia visual.

Se não forem bem projetados, os espaços reduzidos podem ficar carregados, então é preciso muito cuidado na escolha das cores. Prefira sempre espaços com portas – onde aquela baguncinha da rotina vai ficar. Esses são alguns detalhes que ajudam muito a deixar um ambiente equilibrado, livrando a gente de mais um estresse.

decoração de apartamentos pequenos
Os armários desta cozinha fechados formam um painel e trazem leveza e elegância para o ambiente, além do conforto visual.

Os móveis da lavanderia podem abrigar mais coisas do que você pode imaginar. Ao mesmo tempo em que guarda os produtos e utensílios de limpeza, pode ser dividido com as ferramentas que são indispensáveis naquele momento que mais precisamos. A chave é sempre pensar na multifuncionalidade dos ambientes!

Use a criatividade para decoração de apartamentos pequenos!

Então é isso aí, pessoal! O post de hoje foi para chamar sua atenção para alguns detalhes importantes na decoração de apartamentos pequenos. Claro que não dá para citar todos aqui, cada caso é único e vai ser o seu profissional, seja arquiteto ou designer de interiores, que vai saber a melhor solução para você e suas necessidades. Por isso, lembre-se sempre de contratar um profissional de confiança para que você saia satisfeito com o projeto, sabendo que seu dinheiro foi bem investido.

Se você gosta do nosso conteúdo e quer receber semanalmente dicas sobre decoração e o mercado imobiliário, inscreva-se em nossa newsletter e comente aqui o você achou! Até a próxima!

 581 total views,  5 views today

Arqueliê

Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo  a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.