Por que investir ou morar em São Carlos? Conheça a cidade!

Cidade do clima, capital da tecnologia, Atenas paulista. São muitos os nomes que dão a São Carlos e a cidade com certeza fez por merecer. Em pouco mais de 160 anos, São Carlos cresceu e é hoje uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo, sendo um polo tecnológico, referência em educação e inovação. E cada vez mais pessoas decidem morar em São Carlos.

Localizada no centro de São Paulo, Sanca – como também é conhecida – fica a 230km da capital e a apenas uma hora de distância de Ribeirão Preto, por exemplo.

A história de São Carlos

São Carlos do Pinhal foi fundada em 4 de novembro de 1857 por Jesuíno de Arruda e Antônio Carlos Botelho e seu nome é em homenagem ao padroeiro da cidade, São Carlos Borromeu.

A fundação da cidade coincidiu com o início do plantio do café e o declínio do regime escravista brasileiro. Talvez seja por isso que São Carlos tenha o café e os imigrantes como parte fundamental da sua história. A Fazenda do Pinhal é uma das fazendas cafeeiras mais importantes da época e atualmente uma atração da cidade.

Capital da Tecnologia

São Carlos é um polo tecnológico e lar de várias startups, centros de inovação e instituições de pesquisa voltadas à alta tecnologia.

Isso acontece principalmente por causa da presença de duas das maiores universidades do país: a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A presença das universidades é muito importante para a cidade. Elas fornecem mão de obra altamente qualificada e barata (recém-formados), o que traz cada vez mais empresas de tecnologia e indústrias de vários setores.

Isso ainda aquece o mercado imobiliário, pois investir em imóveis para locação de universitários é barato e seguro.

Ao mesmo tempo, a presença de pesquisadores de altíssimo nível e professores de ensino superior permite um investimento em imóveis de alto padrão, para outro público-alvo.

Além das universidades, a cidade conta com entidades públicas de pesquisa, como as duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e uma FATEC.

Economia

Nem só do setor de tecnologia vive a cidade. São Carlos se destaca por redes agroindustriais de produção sucroalcooleira, de citricultura, de laticínios, carne bovina, avicultura de corte e muito mais.

Por ter sido uma cidade com forte foco na cafeicultura, sua malha ferroviária é extensa e ainda muito utilizada pelo agronegócio, também graças à sua localização central.

Inclusive, a localização central favorece a cidade de diversas formas. Muitas indústrias e empresas de logística se estabelecem aqui por esse motivo. Não à toa, os condomínios logísticos na cidade crescem cada vez mais.

Uma das bases mais importantes da economia de São Carlos é a indústria. Com um perfil industrial ativo, a cidade conta com unidades de diversas multinacionais e de empresas nacionais de grande porte.

Leica Geosystems, Volkswagem, Faber-Castell, Electrolux, Tecumseh, Huqsvarna, LATAM MRO, Grupo Segurador BB-MAPFRE, Toalhas São Carlos e Tapetes São Carlos são alguns dos nomes.

Além disso, a cidade ainda possui grande oferta de serviços do setor terciário.

Por exemplo, são dois shoppings e, atualmente, o comércio varejista, o setor de alimentação, o comércio de veículos e atividades de atenção à saúde possuem um grande número de estabelecimentos.

Cultura e Lazer

São Carlos ainda conta com diversas opções de entretenimento. Afinal de contas, é uma cidade jovem e socialmente muito ativa. Afinal, conta com uma grande população universitária.

A vida noturna é repleta de bares e alguns pubs que agradam a públicos de todas as idades, além de uma gama de restaurantes diversos para todos os gostos.

O Teatro Municipal recebe vários espetáculos e atrações durante o ano, assim como o SESC, que além de peças, promove shows e atividades diversas.

São dois cinemas, o do Shopping Iguatemi e o Cine São Carlos, que teve seu prédio restaurado anos atrás – mas ainda transmite aquela sensação de cinema antigo!

São três bibliotecas públicas – Amadeu Amaral, Euclides da Cunha e a Distrital de Água Vermelha – além de uma inteiramente dedicada a deficientes visuais.

Para quem gosta de museus, São Carlos possui cinco: o Casa Ronald Golias, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, o Museu da Ciência Prof. Mario Tolentino, o Museu da Energia (na Hidrelétrica Monjolinho) e o Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César.

Para um passeio pela história, é possível visitar algumas antigas fazendas cafeeiras. Algumas oferecem estadia e cafés coloniais, outras estão disponíveis para passeios educativos. A Fazenda do Pinhal, Fazenda Iolanda, a Tulha Paulo Botelho e a Fazenda Santa Maria do Monjolinho são algumas delas.

São Carlos conta também com um Parque Ecológico, que atua na educação e preservação ambiental. Há também o Horto Florestal, a Pista de Saúde da UFSCar e o Bosque Santa Marta, para aqueles que gostam de caminhar e fazer trilhas pela natureza.

Além de diversos encontros acadêmicos que acontecem nas universidades e que são abertos ao público, a cidade possui um calendário de eventos anuais, como a Festa do Clima, realizada anualmente em abril, a Taça Universitária de São Carlos (TUSCA), Festival Chorando Sem Parar, Festival CONTATO e o Matsuri, festa tradicional da cultura japonesa.

Venha morar em São Carlos!

São Carlos é uma boa cidade para se morar ou investir. Com a tranquilidade de uma cidade pequena e oportunidades de grandes centros urbanos, é uma cidade que une o melhor do interior com um pouco da capital.

Por esses motivos, nosso diretor, Italinho Cardinali, decidiu apresentar o!s melhores lançamentos imobiliários de São Carlos!

Quer saber onde você pode morar em São Carlos? Clique aqui e veja as principais oportunidades da Cardinali na cidade!

 1,631 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.