Pequenos reparos em casa que você pode fazer!

Todo mundo conhece a velha história: as coisas quebram sempre na pior hora. Seja quando você realmente precisa delas ou quando você está sem dinheiro para consertar. Isso acontece principalmente quando falamos da nossa casa. Por isso, é muito bom fazer pequenos reparos em casa. Mas nem todo mundo sabe, não é mesmo?

Nos momentos mais inoportunos, nos vemos com problemas para resolver. Chuveiro que queima a resistência, privada que entope quando estamos com visita, lâmpada queimando à noite. E não é sempre que temos dinheiro sobrando para chamar um especialista para arrumar.

É claro que precisamos saber como evitar problemas, e para isso é necessário fazer uma manutenção constante no imóvel e tomar alguns cuidados. Se bem cuidado, eles até valorizam o imóvel e ajudam na avaliação! Mas algumas vezes não tem como evitar que as coisas quebrem.

A sorte é que muitos desses probleminhas que surgem no dia a dia podem ser resolvidos por nós mesmos. E nem é preciso ter grandes habilidades ou saber muito sobre o assunto. Isso acaba nos economizando bastante dinheiro, seja no momento ou no futuro.

Por isso, nós criamos um pequeno guia para te ajudar com esses serviços e te emancipar dos maridos de aluguel!

Como fazer pequenos reparos em casa?

Para trocar chuveiro e resistência:

pequenos reparos em casa

  • Para trocar seu chuveiro:

A primeira coisa que se deve fazer é desligar o disjuntor do banheiro e, preferencialmente, o registro de água também. Assim, você evita choques elétricos e acidentes!

Em seguida, você deve desconectar os fios que ligam o chuveiro à rede elétrica com a chave de fenda. São 3 fios: dois para a rede elétrica e um fio terra (o da cor diferente, normalmente é o verde ou marrom).

Depois disso, você deve desrosquear o chuveiro e remover do antigo cano, segurando com firmeza o cano que sai da parede para evitar que ele quebre.

Passe o veda-rosca algumas vezes pelos canos e coloque o chuveiro novo, em seguida parafuse os fios no conector (de preferência um de cerâmica) e aperte-os bem para não correr o risco de derreter. Use a fita isolante para vedar bem as conexões! Isso evita que as partes desencapadas encostem uma na outra e provoquem um curto circuito.

Coloque o chuveirinho e pronto, trabalho feito! Um detalhe importante: antes de ligar o disjuntor novamente, abra o registro e ligue o chuveiro, deixando um pouco de água fria passar – isso evita que a resistência queime!

  • Para trocar a resistência:

Trocar a resistência do seu chuveiro é tão fácil quanto instalar um novo.

Primeiro você precisa desligar o disjuntor – esse é um passo básico para qualquer coisa que envolva a parte elétrica. Em seguida, abra a parte de baixo do chuveiro e retire a resistência queimada.

Para a instalar a nova, você deve seguir as instruções que vêm na embalagem, depois recolocar a tampa do chuveiro e rosquear bem para evitar vazamentos. Lembre-se de abrir o registro e deixar a água fria correr antes de religar a energia!

Para desentupir o vaso sanitário:

pequenos reparos em casa

Existem diversas formas de desentupir a privada, o que é ótimo, já que ninguém merece ficar com um banheiro inutilizável.

Primeiro, você pode pegar um sapato e dar algumas batidinhas na parte de trás da bacia – com cuidado para não quebrar a louça!

Se isso não resolver, você pode tentar jogar água fervente dentro do vaso sanitário ou até mesmo água sanitária, Coca-Cola, soda cáustica ou uma solução caseira de ½ copo de bicarbonato de sódio e ½ copo de vinagre.

Lembre-se de tomar cuidado com alguns desses produtos, pois podem causar acidentes.

Se você preferir, pode usar o clássico desentupidor, dando descargas simultaneamente. Para isso, é preciso que tenha uma boa quantidade de água no vaso.

Para trocar um sifão:

pequenos reparos em casa
Este é um sifão rígido.

Existem dois tipos de sifão: o rígido e o flexível. O rígido possui um copinho que retém a água e geralmente é usado quando a saída de esgoto e a válvula da cuba são alinhadas.

No caso do flexível, essas duas partes não são alinhadas e ele tem o corpo sanfonado, sendo possível moldá-lo. Você precisa identificar qual é o caso da sua pia para comprar o tipo certo.

pequenos reparos em casa
Este é um sifão flexível.

Para começar, você precisa fechar o registro e retirar o antigo sifão, desencaixando do cano de esgoto e desrosqueando da válvula da cuba. Depois disso, você deve limpar o cano com um pano macio, água e sabão neutro.

Você precisa medir a distância da saída do esgoto até o corpo do sifão, então passe algumas camadas de veda-rosca na saída da válvula e rosqueie o sifão provisóriamente, alinhando as duas saídas. Assim, você pode usar uma trena para fazer a medição – e nisso você pode acrescentar 1 ou 2 cm de segurança.

Tendo a medida correta, se necessário, você pode cortar o cano com uma serra em arco e então lixar para regularizar a borda. Depois de cortado, você encaixa o tubo no sifão, instalando-o também na saída de esgoto, passando veda-rosca.

Se certificando que tudo está bem encaixado e rosqueado, é hora de testar: abra o registro e deixe a água da torneira fluir por alguns minutos, e fique atento para possíveis vazamentos.

Para limpar as calhas:

pequenos reparos em casa

É importante limpar as calhas pelo menos duas vezes ao ano, preferencialmente na primavera e outono. Esse é um dos pequenos reparos em casa que faz parte da manutenção da sua casa e, se feita periodicamente, pode evitar problemas maiores e gastos desnecessários.

Com cuidado, você precisa chegar até o telhado usando uma escada. Nunca se apoie diretamente na calha para se segurar ou limpar, pois isso pode fazer com que ela se quebre ou rache. O ideal é ter a ajuda de outra pessoa para segurar a escada.

Usando luvas ou algum pegador/pá, remova o grosso da sujeira, como galhos e folhas soltas. Coloque esses resíduos em sacos de lixo para jogar fora depois.

Dê batidinhas ao longo da calha para identificar obstruções. Se o ponto estiver limpo, a calha fará um barulho agudo e se estiver obstruído, o barulho será mais baixo.

Então, usando uma mangueira, enxágue a calha, assim a água irá desobstruir e remover os resquícios de sujeira, permitindo que escoe.

Para tapar buracos na parede:

pequenos reparos em casa

Você pode usar diversos materiais para tapar buracos e fechar rachaduras na sua parede, mas vamos falar apenas sobre o gesso, pois é a maneira mais fácil e barata que todos podem utilizar.

Para preparar o gesso comum, você deve colocá-lo dentro de um recipiente e misturar com um pouco de água até obter uma pasta homogênea – faça isso rápido, pois o gesso seca e, se isso acontecer, não dá mais para usá-lo.

Com uma espátula, você aplica o gesso no buraco e não se esqueça de remover o excesso para que o acabamento fique bem alinhado.

Depois de completamente seco, é só lixar a área até ficar lisa e regular, e está pronta para ser pintada!

Para pintar a parede:

pequenos reparos em casa

Antes de tudo, você precisa se programar para a quantidade certa de tinta que vai precisar e ter certeza da cor escolhida. Uma dica é comprar ¼ de lata e pintar um pedacinho da parede alguns dias antes para ver como é a cor realmente, porque depois de seca ela pode mudar.

Para saber a medida certa, você pode fazer um cálculo básico: calcule a área a ser pintada, medindo a parede, multiplicando pelo pé direito e depois pelo número de demãos, que normalmente são duas ou três. Para não desperdiçar tinta, lembre-se de só preparar a quantidade necessária por dia.

A primeira coisa a se fazer é lixar a parede antes de começar a pintura, pois assim você garante que vai estar lisinha e sem protuberâncias. Em seguida, basta retirar o pó com um pano úmido.

Se você for pintar o teto também, o ideal é começar por ele e ir fazendo parede por parede de uma vez só. Assim, você evita que elas fiquem marcadas e manchadas. Espere o tempo determinado entre as demãos, geralmente em torno de 4 horas, e faça duas ou três demãos.

Para os cantos e detalhes, o ideal é usar um pincel ao invés do rolo de lã e, para facilitar, use fitas adesivas para determinar o espaço a ser pintado. Assim você não vai pintar sem querer.

Fazer pequenos reparos em casa não é difícil!

O ideal é ter uma caixa de ferramentas em casa com o básico. Dessa forma, quando você precisar delas, não tem que sair correndo atrás de ferramentas. Uma caixa de ferramentas precisa ter: martelo, serrote, um conjunto de chaves – de fenda, phillips, allen, inglesa -, alicate, parafusos e pregos, super bonder, tesoura, porcas e buchas, trena e fitas – isolante, silver tape, veda-rosca, 3M. Se quiser investir em uma furadeira, é algo bem útil.

Depois desse manual, espero que você esteja preparado para cuidar e fazer pequenos reparos na sua casa. Percebe como não são coisas impossíveis? Gostou das dicas e quer ver mais sobre manutenção e reparos aqui no blog? Comente embaixo e nos fale!

 10,940 total views,  2 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.