Ao alugar um imóvel, é importante estar por dentro de todos os detalhes, até porque existem uma série de fatores e obrigações de ambas as partes: tanto locadores quanto locatários.
Por ser um processo um pouco mais complexo do que as pessoas imaginam, resolvemos trazer este conteúdo aqui no Blog da Imobiliária Cardinali.
O objetivo é que você fique alerta em todos os detalhes antes, durante e após a locação de imóveis, para não ter problemas em nenhuma das etapas.
Boa leitura!
Antes da locação de imóveis
Gostaríamos de deixar bem claro que, diferente do que muita gente pensa, o “antes” da locação de imóveis não é somente assinar o contrato e marcar a data da mudança.
É necessário ter bastante atenção com todos os pontos, inclusive se possível analisar o imóvel pessoalmente antes de fechar o contrato.
Esse é um passo fundamental para que você consiga verificar o estado de conservação da casa ou do apartamento que está alugando, e também vários outros detalhes como, por exemplo:
- portas;
- janelas;
- instalações elétricas;
- parte hidráulica;
- etc.
Além disso, antes da locação, é importante que você esteja por dentro de todas as informações legais sobre o imóvel e das burocracias necessárias, para não ter problemas futuros.
Durante a locação de imóveis
Logo quando acontece a locação do imóvel, você receberá a vistoria de entrada do imóvel.
É muito importante que você confira com muita atenção essa vistoria para saber se condiz com as condições que você está recebendo o imóvel.
Caso discorde, você terá o prazo na imobiliária Cardinali de 10 dias para fazer a contestação pois, ao final da locação, essa vistoria de entrada será comparada com a vistoria de saída e, tudo que estiver divergente, será cobrado o reparo do locatário.
Já durante o processo, um dos detalhes que você precisa ficar atento é referente às despesas do condomínio. Alguns deles que podemos mencionar para você verificar:
- reposição de reserva e seguro condominial;
- encargos trabalhistas de funcionários;
- manutenção de jardins;
- divisão de saldo devedor;
- consumo de esgoto;
- conservação;
- elevadores;
- salários;
- limpeza;
- piscina;
- portões;
- água;
- luz;
- etc.
Depois da locação de imóveis
Alugou o imóvel, considerou a etapa antes e durante, agora acabou?
Ainda não! Existe uma possibilidade na locação de imóveis, que está relacionado a desistência da locação depois do contrato assinado.
Existe uma lei, chamada Lei do Inquilinato, que diz que a devolução do imóvel pode ser feita a qualquer momento, mas a multa estabelecida em contrato será cobrada.
Então é importante verificar com a responsável pela locação todos esses detalhes, para que o “depois” da locação de imóveis não seja mais estressante que o “antes” e o “durante”.
Vale lembrar também que após o término do contrato sem renovação, o inquilino tem o período de 30 dias para sair do imóvel, devolvendo o mesmo de acordo com a vistoria realizada no início do processo.
Se você gostou dessas dicas e vai ficar mais atento aos detalhes a partir de agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog!