Natureza na decoração de sua casa: conheça o design biofílico

Vamos começar a semana com novidades para aplicar na nossa casa ou ambiente de trabalho? Em nossa série de harmonização de ambientes, escolhemos um estudo atual sobre natureza na decoração: vamos falar sobre o design biofílico!

Biofilia significa amor à vida e à natureza. É uma tendência em voltar sua atenção às coisas vivas. Acho que já deu pra imaginar o que vem por ai, né?!

Infelizmente, estamos desconectados da natureza na maior parte do tempo. Com isso, também nos desconectamos de nossa própria essência.

Dessa maneira, mesmo sem notarmos, aumentamos nosso nível de estresse e cansaço, e nosso dia a dia se torna mais desagradável.

É aí que o design biofílico aparece como uma ferramenta para equilibrar os ambientes em que estamos inseridos diariamente.

natureza na decoração design biofílico
É possível notar no ambiente o uso do papel de parede com imagens de plantas, e nas cadeiras o uso de palha. (Imagem: Pinterest)

Esse conceito é atual e muito aplicado em grandes empresas, como o Google. Nele, trabalha-se a harmonização dos ambientes como foco em elementos naturais e/ou coisas que nos remetem à natureza.

As plantas são peças-chave para trazer harmonia e bem estar ao espaço.

Entretanto, sua escolha deve ser feita de forma inteligente, pois existem plantas que colaboram na filtragem de algumas toxinas, enquanto outras não são indicadas para ambientes internos.

Ah! Não esqueça de dar atenção maior para os quartos! Eles são ambientes onde passamos muitas horas por dia, e quase sempre com pouca circulação de ar.

natureza na decoração design biofílico
Aposte nos detalhes, pois eles fazem a diferença! (Imagens: Pinterest)

Assim, as plantas não servem apenas para melhorar visualmente o ambiente. Elas contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo.

natureza na decoração design biofílico
O uso de plantas e o contato com a natureza está bem presente na atualidade, já que torna o ambiente mais limpo e confortável. (Imagens: Pinterest)

Se você não tem tempo de cuidar das plantas, mas adora o visual que elas proporcionam, existem alternativas para você.

Por exemplo, tecnologia para impressão de imagens em alta resolução, que possibilita a produção de quadros e paineis com imagens da natureza.

A aplicação da natureza na decoração é cada vez mais comum

Essa tendência esteve muito presente nos ambientes da Casa Cor São Paulo 2018, um dos maiores eventos de arquitetura, design e decoração do Brasil.

É possível combinar esses elementos de diversas formas e tamanhos, compondo imagens, criando cenários e até misturando imagens de pássaros à paineis com flores, por exemplo. É só colocar a criatividade em prática.

natureza na decoração design biofílico
Existem opções para quem não tem tempo de cuidar das plantas, mas gostaria de tê-las em casa. Na primeira imagem, um papel de parede; na segunda, a adesivagem das janelas; e na terceira, enquadrando as próprias folhas secas. (Imagens: Pinterest)

Nessa linha é possível também explorar elementos que são sentidos pelo tato, como a textura de madeiras e tecidos, que trazem delicadeza e conforto ao toque. Os sofás e poltronas de veludo, além dessa qualidade sensorial, são maravilhosos, não são?

Mas se você acabou de comprar seu sofá ou não pretende trocá-lo tão cedo, tudo bem. As almofadas podem ser uma boa opção para incluir a natureza na decoração! Dá para brincar bastante misturando tecidos como a seda, com um toque mais gelado, ou o veludo, que nos dá um toque macio e quente. E também temos as mantas de lã!

natureza na decoração design biofílico
A madeira é um material natural e essencial para a aproximação com a natureza. Brincar com texturas também contribui para um equilíbrio do ambiente.Uma manta de lã com uma almofada de veludo, arrematada com um tronco natural, fica lindo! (Imagens: Pinterest)

Outro elemento muito relevante para natureza na decoração é a água. Mas se você não tem um espaço projetado para um pequeno lago ou não tem tempo de cuidar de um, não tem problema.

Existem diversos tipos e tamanhos de fontes que você pode colocar dentro de casa ou no trabalho. Elas são super simples de cuidar, e permitem desfrutar daquele barulho da água caindo.

natureza na decoração design biofílico
O contato com a água pode se dar através de fonte no jardim ou até dentro de casa. Usando a criatividade, é possível fazer como a imagem central: um fonte passando pela mesa! (Imagens: Pinterest)

O design biofílico é muito mais do que um ou dois vasos de planta!

Luz natural, paredes vivas, vegetação, materiais e texturas naturais, vistas da natureza. Tudo isso faz parte da equação para obter um ambiente equilibrado, que contribui com nossa saúde física e mental.

Por isso, se você ainda não tem um espaço em mente para colocar essas ideias em prática, está na hora! Você não vai se arrepender.

O que você achou das ideias? Conte para nós o que você mais gostou!

Siga o Arqueliê no Facebook!

arqueliê
Arqueliê

Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo  a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *