Vila Nery: o primeiro bairro de São Carlos

A Vila Nery é um dos melhores lugares para se morar em São Carlos, e tem muita história para contar. Foi o primeiro bairro a se desenvolver na cidade, e até hoje é um dos melhores para se viver na cidade. Comércio, serviços, educação, saúde e trânsito que a transformam em um lugar perfeito para se viver. São residencias de tamanhos, idades e estilos diferentes. A Vila Nery possui poucos prédios devido às limitações de zoneamento, porém, todos de excelente padrão.

História

Até 1889 a cidade toda estava nos arruamentos em torno da área entre onde ficam hoje a Catedral e a Estação Ferroviária. Com a abolição da escravidão e a chegada dos imigrantes italianos a cidade começou a expandir sua área. Em 1882 foi aberto um cemitério a leste do Centro, na área pertencente a Joaquim Alves de Souza Nery, onde hoje fica o Campo do Rui. O local era fora dos limites urbanos, após o colapso da área do primeiro cemitério da cidade, onde hoje fica a Igreja de São Benedito.

Em 23 de março de 1889 a Câmara Municipal autorizou o loteamento de 15 hectares de terra a leste da rua São Paulo. As primeiras ruas foram que se alongaram na direção do Cemitério foram a Marechal Deodoro e a Padre Teixeira (cujo primeiro nome era Babylonia, dado que era o caminho do Centro até a Fazenda homônima). Outros bairros, como as Vilas Pureza, Prado e Marcelino foram se destacando do Centro, e a partir deles a cidade cresceu.

Por ser próxima ao Centro, a Vila Nery se expandiu rapidamente. Já em 1890 o cemitério atingiu seu limite, cessando ali os sepultamentos, tendo sido desativado completamente a partir de 1910, dando origem ao Estádio Rui Barbosa em 1932.

Bonde

O desenvolvimento do bairro o trouxe e pelo bonde foi impulsionado. A partir de 1914 o bairro começou a ser servido por uma das 3 linhas do bonde elétrico da Companhia Paulista de Eletricidade.

A linha 3 partia da Estação Ferroviária, pela Bento Carlos, descia a Nove de Julho até a Conde do Pinhal onde encontrava a Avenida São Carlos, andava em frente ao Fórum (hoje Câmara) na 7 de Setembro. Subia dois quarteirões pela Alexandrina até a Escola Normal (hoje Álvaro Guião) e ia até a Padre Teixeira. De lá, em linha reta até a Praça Arcesp, que até hoje é chamada de Balão do Bonde.

Quem conhece o bairro percebe que este caminho é o eixo dos locais mais movimentados do bairro. Não à toa, próximo ao Balão do Bonde havia um Parque Municipal que chegou a abrigar um rinque de patinação e um zoológico. Até hoje o Balão é um local tomado por diversos estabelecimentos comerciais.

Bem próximo a ele, nos “Altos da Vila Nery”, foi estabelecido o primeiro reservatório de água tratada do município, a popular Caixa D’Água. O local foi escolhido para que a gravidade se encarregasse de distribuir água ao bairro. No local, pela altitude, foi onde as primeiras antenas de televisão foram instaladas.

Educação na Vila Nery

Em 1929 um grupo de médicos pretendia abrir uma Casa de Saúde. Começaram a construção, mas o projeto não deu certo. O Dr. Serafim Vieira de Almeida, médico e vereador, doou sua parte à Prefeitura, que comprou o restante dos demais e terminou a construção do prédio. À época o prefeito Paulino Botelho de Abreu Sampaio conseguiu a instalação da Escola Profissional Mista Dr. Julio Prestes, que em 1943 se tornou Escola Industrial que em 1949 recebeu o nome do prefeito que a instalou.

A Casa de Saúde, ou o como ficou conhecido, o Hospital Novo seria construída décadas depois no terreno ao lado. Já a Escola Industrial se tornou a primeira da Vila Nery, com estação do bonde exclusiva para ela.

A primeira escola primária do bairro chegou em 1944, o Grupo Escolar da Vila Nery, ao lado do Campo do Rui. A escola foi nomeada em 1956 com o nome do ex-prefeito Luiz Augusto de Oliveira. Em 1955 o bairro ganhou seu primeiro parque infantil (também o primeiro da cidade), o Cônego Manoel Tobias, ao lado oposto da Casa de Saúde. Hoje são mais de 20 unidades de ensino instaladas no bairro, públicas e particulares, de ensino infantil ao superior.

Comércio

Diversas famílias que se tornaram grandiosas e tradicionais da cidade começaram a instalar seus empreendimentos no bairro. Padarias, pastifícios, armazéns, adegas, construtores, mercados. A tradição que até hoje se mantém com o comércio forte e praticamente autossuficiente do bairro. É improvável que um morador da Vila Nery tenha de sair do bairro para achar qualquer coisa.

Saúde

Com a proximidade da Casa de Saúde, vários médicos passaram a se instalar no bairro. Isso criou todo um entorno de serviços e laboratórios de diagnósticos, que se mantém até os dias de hoje. Mesmo com a falência da Casa de Saúde não abalou esta vocação. Por isso, a Unimed rapidamente se encarregou de assumir o prédio para reformar e ali instalar seu novo hospital. Isso já está causando uma nova onda de desenvolvimento na Vila Nery

Morar na Vila Nery

Todas estas vocações da Vila Nery acabaram por impulsionar todo o desenvolvimento do leste de São Carlos. O crescimento empurrou a cidade ao outro lado da SP 310 na década de 80. Em 1981, o status da Vila Nery foi reconhecido. O bairro passou a ser o nome de um dos distritos de São Carlos, que abrange todo o nordeste e leste do município.

Por tudo isso, morar na Vila Nery é uma das melhores opções de São Carlos. Um bairro tranquilo, arborizado, com baixíssimos índices de criminalidade, com população formada por famílias. São casas e apartamentos de todos os tamanhos, idades e estilos para todos os tipo de família. Tudo isso a poucos quarteirões do Centro, com acesso fácil a todas as regiões de São Carlos.

Se você procura imóvel para comprar ou alugar na Vila Nery, aqui na Imobiliária Cardinali você encontra as melhores opções. Se você tem um imóvel na Vila Nery e quer vender ou alugar, a Cardinali possui as melhores condições. Procure nossos corretores, entre em contato pelo nosso site ou nos visite. Os melhores imóveis você encontra na Imobiliária Cardinali

Crédito da foto: praturista.com/balao-do-bonde-sao-carlos-sp/

 1,077 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.