Morar em casa ou apartamento em Araraquara?

Morar em casa ou apartamento em Araraquara? Muita gente tem ou já teve esta dúvida por diversos motivos. Dependendo da pessoa, o que é vantagem de um pode ser desvantagem de outro. Não tem melhor ou pior, tem o que se encaixa com o gosto de cada um. A localização também importa muito. Uma casa num bairro muito movimentado não é semelhante à de um bairro mais tranquilo ou afastado ou então de um condomínio. Os edifícios de apartamentos também são muito diferentes, tanto quanto às áreas comuns quanto a tamanho e privacidade. São inúmeros aspectos que devem ser analisados para quem quer escolher um imóvel.

Casa

A casa é a moradia humana básica. É uma emulação da caverna, da oca, da barraca. Em uma casa você não precisa de escadas até chegar à porta de entrada, não se preocupa com o barulho do sapato ou da furadeira, e nem fica com medo de cair pela janela (a não ser que seja um sobrado). Porém, em uma casa você tem de se preocupar com a segurança de alguém pular o portão, tem de cuidar da calçada… Porém, a casa dá uma sensação de liberdade. Em um quintal não há regras que te impeçam de ter um animal de estimação ou plantas, até uma árvore. Se a segurança é uma preocupação, mas a vontade de morar em uma casa é maior, os condomínios são uma opção. Encarece bem, mas abarca MorarMoraresta vantagem dos apartamentos.

O bairro onde se escolhe uma casa também faz uma diferença muito grande quanto às facilidades para os moradores. E apesar de alguns condomínios fechados possuírem vendas automáticas, nem tudo é vendido, e para comprar qualquer coisa fica mais difícil. Esta é uma vantagem que casas em bairros possuem. Se antigamente apenas o Centro e alguns bairros mais tradicionais como a Vila Xavier e o Carmo reuniam ruas comerciais, hoje em dia qualquer bairro pela cidade possui em suas proximidades pequenos centrinhos comerciais, supermercados ou outras conveniências para os moradores.

Em Araraquara, devido às universidades, alguns bairros também possuem muitas repúblicas. Com isso as noites podem ficar um pouco mais agitadas. Isso é uma desvantagem para alguns bairros, e pessoas que gostam de sossego, têm filhos pequenos ou precisam acordar cedo talvez não se dêem bem bairros. É o tipo da informação que um corretor de imóveis bem preparado, como os da Cardinali, identificam rapidamente. E é um tipo de problema que em um prédio é facilmente contornável.

Apartamento

Morar em um apartamento tem também as suas vantagens. A segurança é uma das principais. Estar separado da rua por muro, grade e pela altura é algo que nenhuma casa pode proporcionar totalmente, nem mesmo em um condomínio.

O que tem de ficar bem claro para quem se interessa em morar em apartamento é que qualquer que seja o condomínio ele tem regras, e essas regras têm de ser cumpridas para o melhor convívio em comunidade. Por isso, é essencial que todos os regulamentos fiquem bem claros antes de comprar ou alugar um apartamento. Poder ter animais de estimação, floreiras, vasos na janela ou varanda, horários de ruído, e até os passos com sapato barulhento no andar superior. Tudo isso varia de prédio para prédio e é muito importante ficar atento antes de alugar ou comprar.

Assim como os bairros são diferentes, edifícios e condomínios de prédios também são. O público que cada um atrai acaba determinando toda uma comunidade que se forma no prédio. Prédios mais antigos, com moradores mais idosos, muitas vezes não têm as “novidades” de empreendimentos mais novos, como churrasqueiras no apartamento, academia, quadras esportivas, piscinas. Ou então, condomínios mais populares podem ter moradores mais jovens, mais animados, com maior interação entre os moradores e maior tolerância a barulho, por exemplo.

Outro aspecto de apartamentos que têm de ser analisados são as garagens. Famílias maiores que podem ter mais do que um carro podem não ter garagens suficientes, e deixar na rua não pode ser uma opção, até pelo encarecimento do seguro. Por outro lado, existe a possibilidade de alugar uma vaga, o que vai criar uma despesa a mais. Alguns prédios hoje em dia já são projetados com duas garagens por apartamento. É outro aspecto que deve ser bem pensado.

Outra despesa que em um apartamento é certa é a taxa de condomínio. Não é exclusiva, pois casas em condomínios fechados também têm. De qualquer forma, existem dois lados de um valor de condomínio. Apesar de um gasto, ele é o valor que se paga pela segurança, pela manutenção das áreas comuns e pelas conveniências que o compõem. Seria como um imposto, mas este com a vantagem que pode ser fiscalizado muito mais de perto e com poder de decisão na reunião de condomínio.

Morar em casa ou em apartamento em Araraquara é uma escolha pessoal. Para não errar nessa, a Cardinali pode te ajudar com as melhores opções de imóveis. Seja casa ou apartamento, os corretores da Cardinali terão as melhores opções de imóveis, E mais além, vão saber identificar o que se encaixa melhor àquilo que você espera.

 845 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.