Parque Santa Mônica: no coração de São Carlos

O Parque Santa Mônica é sem dúvida um dos bairros mais bem localizados de São Carlos. É “cercado” pelo Centro, pelos rios Gregório e Monjolinho, os marcos da fundação da cidade e pelas suas respectivas marginais, Comendador Alfredo Maffei, que dá acesso ao Centro e Av. Francisco Pereira Lopes.

Ambas chegam ao shopping que é vizinho do bairro, separados pela famosa “rotatória do Cristo”. o acesso ao sul pela Tancredo Neves e à região do Santa Felícia pela Bruno Ruggiero Filho.

E na vizinhança, os dois shoppings de São Carlos: à esquerda, o Iguatemi e a norte o Passeio São Carlos.

Em seus limites, o Santa Mônica ainda tem como vizinho a Santa Casa de Misericórdia e todo o seu entorno, com clínicas, laboratórios e consultórios médicos e demais áreas de Saúde, além dos bancos, padarias, bares e restaurantes da Carlos Botelho e da Praça XV.

Lazer e esporte

O Santa Mônica ainda tem o privilégio de ficar entre o São Carlos Clube, a norte, e o SESC, a sul, com o bônus das ciclovias das marginais e das calçadas, tão utilizadas para caminhada e corridas pelos moradores de toda a cidade.

Também em suas adjacências, estão localizados várias das principais escolas da cidade, tanto públicas como privadas, e a menos de 300 metros o Campus I da USP São Carlos. 

Apesar de ter tudo em suas proximidades, a grande vantagem do Santa Mônica é, curiosamente, não ter nada!

Devido à legislação aprovada no loteamento da primeira gleba do bairro, em 1966, e da segunda, em 1972, os dois bairros são exclusivamente residenciais e unifamiliares, não sendo possível a construção de prédios para habitação coletiva, nem mesmo repúblicas de estudantes, nem comércio de qualquer espécie.

Todos os edifícios e estabelecimentos teoricamente no bairro estão no entorno dele. É, portanto, uma verdadeira ilha residencial.

No entanto, o caráter exclusivamente residencial do Santa Mônica fez com que o senso de comunidade se aflorasse no bairro.

O bairro conta com associação de moradores que mantém uma vigilância própria, com pessoal e veículos próprios e câmeras que monitoram o bairro todo, inclusive seus acessos. 

Área verde é prioridade no Pq. Santa Mônica

Outro aspecto da união dos moradores do Santa Mônica é a constante manutenção das áreas verdes do bairro. Constantes ações dos moradores promoveram o plantio de árvores de várias espécies, além de instalação de bancos e manutenção de calçadas. 

Por falar em área verde, são poucos os bairros que possuem o privilégio de ter em seus domínios uma floresta. O Santa Mônica tem: o Parque Florestal Municipal Nobuo Kurimori fica entre a área leste do bairro e o Parque Faber, num resquício bem conservado (e recuperado) da mata ciliar do Rio Monjolinho.

O Santa Mônica desde sua fundação é considerado um dos bairros mais nobres de São Carlos, e suas características provam isso.

Casas amplas, cuja arquitetura vão desde a década de 60 até as mais modernas de concreto armado, também são agradáveis aos olhos, uma verdadeira ilha de beleza contra os verticalizados bairros adjacentes do Centro.

Oportunidades no bairro

Ainda existem alguns terrenos vagos no bairro, e os preços mostram que o bairro é tão valorizado como um condomínio fechado de alto padrão.

Como são terrenos amplos, de cerca de 400m² em média, os moradores resistem a qualquer alteração no zoneamento do bairro que permita a construção de edifícios e estabelecimentos comerciais.

Se você tem interesse em morar ou investir num dos mais nobres bairros de São Carlos, a Cardinali tem em seu catálogo casas para vender, alugar e terrenos no Santa Mônica. e é a imobiliária certa para fazer um bom negócio.

 1,573 total views,  5 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.