Os passeios para fazer com as crianças em São Carlos

São Carlos é uma cidade com vários locais para se passear com as crianças. 

Obviamente, com a pandemia acabou por limitar várias opções, mas ao passo que a pandemia vai amenizando e as restrições vão diminuindo, as atrações voltam a estar disponíveis a pleno acesso.

Apresentamos as principais delas neste conteúdo. Fique com a gente até o final e confira!

Parque Ecológico 

O Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, que pertence à cidade de São Carlos, São Paulo, situa-se entre a Universidade Federal de São Carlos e a Estação de Captação de Água do Espraiado, na zona norte de São Carlos. Foi criado em 1976, em parceria entre a UFSCar e a Prefeitura, na antiga piscina pública do Espraiado. 

Desde o início, a proposta do Parque foi exibir prioritariamente a fauna brasileira. Situado em uma área de Cerrado. 

O parque conta com uma extensão de 72 hectares sobre uma vasta vegetação de cerrado e possui um acervo de 445 animais distribuídos em 138 espécies, exibindo, assim, um dos maiores conjuntos de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil, sendo 65% de seu acervo composto por animais ameaçados de extinção e 90% de fauna brasileira.

São lobos-guarás, onças, macacos, corujas, pássaros, serpentes e centenas de outros animais que as crianças variam entre o medo, a graça e o fascínio.

O símbolo do parque é o urso de óculos. É uma espécie ameaçada na América do Sul, e o Parque teve sucesso reproduzindo a espécie, enviando exemplares para formar novos casais reprodutivos em outros zoológicos do mundo, e, uma ação para conservação reconhecida nacionalmente. 

Na mesma área do urso, o Parque apresenta outros animais de países da América do Sul, como os andinos condro, lhama, alpaca, vicunha e os pinguins-de-magalhães. 

Além dos vários animais, o parque ainda conta com diversos espaços de convivência, orientação e diversão às crianças. Um dos mais visitados é o Berçário, onde filhotes de espécies do parque e recebidas de outros locais (algumas vezes infelizmente da Polícia Ambiental, por ações de contrabando ou maus tratos) são recebidas e cuidadas.

Localização:

Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2, s/n – Espraiado, São Carlos – SP, 13566-434

https://goo.gl/maps/KSiLR1S18tyhDejGA

Telefone: +551633614456

Horários: variável devido à pandemia. Consultar por telefone

Estação de São Carlos

A Estação Ferroviária de São Carlos, também conhecida como Estação Cultura é uma excelente opção para crianças. No local se localiza a Fundação Pró-Memória e o Museu de São Carlos, com exposições variadas. 

O prédio, construído em 1884, já é uma atração por si só. Reformado em 1908, o prédio foi o esteio do desenvolvimento do centro da cidade.

O pátio, abriga a locomotiva Baldwin de 1891, que foi uma das primeiras marias-fumaças a transportar pessoas e produtos pelas estradas que passavam por São Carlos, que por anos ficou abrigada na Praça Brasil, com acesso liberado às crianças. 

No local ainda há um parque infantil com diversos brinquedos, aparelhos de ginástica para adultos e o Jardim da Estação, área de convivência arborizada. Todos os locais abertos da estação não possuem barreiras arquitetônicas, sendo totalmente acessível a qualquer pessoa. 

E, além disso, dado o alto tráfego ferroviário da cidade, os pequenos ainda podem observar as gigantescas composições que passam por São Carlos diariamente.

Localização:
Praça Antônio Prado, s/n – Centro, São Carlos – SP, 13560-046

https://goo.gl/maps/fkBYHzXsGrKT3bEy5

Telefone: (16) 3373-2706

Horários: estação aberta permanentemente, para museu consultar por telefone

Museu da Ciência Prof. Mario Tolentino

O Museu da Ciência Professor Mario Tolentino se localiza no centro de São Carlos, na Praça Coronel Sales, exatamente no centro entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, a Casa do Conde do Pinhal e a Catedral de São Carlos.

Contém um espaço de recreação e educação científica, tecnológica e artística. Todos os experimentos e atrações são interativos. O Professor Mario Tolentino foi um dos maiores intelectuais da história da cidade, doutor honoris causa da UFSCar, com diversas contribuições para a química, a história e a política local.

No acervo do museu encontram-se vários experimentos interativos entre eles estão o gerador de Van de Graaff, o Airball, o Gyrotec e a Casa Maluca. A área de exposições de fósseis conta com artigos de vários locais do Brasil e do mundo.

Localização

Praça Coronel Salles, s/n, subsolo – Centro, SP, 13560-220

https://goo.gl/maps/tZqGkR1j5htF7GgW6

Telefone: +551633076903

Horários: variável devido à pandemia. Consultar por telefone

SESC

A unidade de São Carlos do SESC, inaugurada em 1996, possui uma enorme variedade de atrações e atividades para crianças. Fechado devido à pandemia, os espaços voltarão a estar abertos atendendo às observações do governo do Estado. 

Possui o Programa Curumim, que atende crianças de 7 a 12 anos credenciados. São atividades lúdicas e educativas, jogos cooperativos, iniciação esportiva, música, teatro, literatura, artes plásticas, internet e meio ambiente. 

Além disso, mediante cadastramento e devidas autorizações, a unidade conta com piscinas, ginásio e quadras esportivas, teatro, espaço de artes, comedoria e biblioteca.

Localização

Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim Sao Carlos, São Carlos – SP, 13560-649

https://g.page/sescsaocarlos?share

Telefone: +551633732333

Horários: variável devido à pandemia. Consultar por telefone

Pista de Saúde da UFSCar

Localizada em frente ao campus da Universidade Federal de São Carlos, a Pista de Saúde foi idealizada pelo medalhista olímpico e ex-professor da UFSCar Nelson Prudêncio, inspirado em uma análoga alemã que conheceu quando estudava naquele país. 

O percurso tem cerca de 2km, com estações de exercícios, e permite caminhadas e corridas com observação da natureza, num espaço fechado por árvores, muito agradável em qualquer horário do dia. Não são permitidas bicicletas na pista. 

A pista fica a menos de 100m de distância do Parque Ecológico.

Localização:

Estrada Municipal Guilherme Scatena (SP 310 km 235)

https://goo.gl/maps/9KFAN8cp8pwTA2Wo8

Parque do Kartódromo

O Kartódromo de São Carlos foi transformado em uma praça de prática esportiva no início da década de 2000. 

É um dos locais mais frequentados de São Carlos, com brinquedos, parque de areia, pista de corrida e caminhada, pista de bicicleta para crianças, aparelhos de ginástica e ginástica adaptada, além de um exclusivo parque para crianças cadeirantes. 

No local ainda existe um parque infantil terceirizado, e todos os sábados pela manhã recebe uma feira livre, além de diversas atividades artísticas e culturais eventuais.

Localização: 

Av. Liberdade, Jardim Nova Santa Paula

https://goo.gl/maps/9zvZ7f8aCtFadDgcA

Parquinho da Amor

O Parquinho da Associação de Moradores dos Jardins fica a menos de 50 metros do Kartódromo, em uma área coberta por vegetação ciliar. 

O parquinho foi feito ao redor de uma antiga casa de captação de água do Córrego Santa Maria do Leme. 

Alguns dos brinquedos foram feitos com material hidráulico. Existe uma cerca para que as crianças não acessem o rio, e mesas de concreto para que os pais possam oferecer lanches às crianças.

Rua Franklin Brasiliense, SN, Santa Paula

https://goo.gl/maps/BY8h5v8fTaKpL6RN6

Bosque Santa Marta

Situado a leste do bairro Santa Marta e a sul do Jardim Acapulco, o Bosque Santa Marta é uma área de preservação ambiental preservada pela associação de moradores local, que preza pela limpeza e conservação. A área é ideal para passeios com crianças. 

Muito próximo fica o Bosque Cambuí, este mais extenso e mais fechado, e por ser mais íngreme e próximo ao rio, não é tão recomendável. 

Localização: 

Av. Filomeno Rispoli, 775 – Parque Santa Marta

https://goo.gl/maps/EtBbg8ooPgzkipvi7

Praça Francisco Esbobal

A cerca de 300m do Bosque Santa Marta, no Jardim Acapulco, a praça Francisco Escobal é um espaço para toda a família, com brinquedos e aparelhos de ginástica para adultos. 

Pelo seu tamanho, pela área anexa e pelo baixo movimento de veículos, é possível praticar esportes como caminhada ou corrida, além de barras fixas. 

Menos de um quarteirão de distância há a Casa dos Transformes, uma instalação artística realizada pelo morador Jairo Milani, com diversos robôs feitos com sucata metálica expostos na rua.

Localização

R. José Alves Margarido – Jardim Acapulco, São Carlos – SP, 13564-230

https://goo.gl/maps/qYPkDFaGJDZv7kB9A

Praça Brasil

A Praça Brasil é uma das mais antigas da cidade, localizada em frente à Escola Industrial Prof. Paulino Botelho, na Vila Nery. Possui uma quadra esportiva, brinquedos e uma área ampla para skate, patins e bicicleta. 

Um pequeno porém tradicional comércio local, com lanchonetes na praça e adjacências, banca de jornal e sorveteria completam as atrações.

Localização: 

Rua Marechal Deodoro/Rua 7 de Setembro, entre as ruas Totó Leite e Maria Izabel de Oliveira Botelho.

https://goo.gl/maps/x6ohuxnJN2BBvLAX8

Praça Professor Francisco Carlos Nart 

A praça fica entre as ruas Arnaldo Gomes e Maria do Pinho Alves Margarido, no residencial Américo Alves Margarido. e possui quadra de areia, brinquedos de madeira, e espaço amplo para lazer e atividade física. 

Localização:

Ruas Arnaldo Gomes e Maria do Pinho Alves Margarido, Residencial Américo Alves Margarido

https://goo.gl/maps/TYycAmKZPyzCD1ts9

Praça Professor Miguel Carlos Stamato

A praça foi criada em 1976 e está localizada na Rua Oscar Jensen, entre as ruas Mario Correa e Maestro João Seppe, no bairro Jardim Paraíso, ao lado da Santa Casa de São Carlos. Possui brinquedos e uma ampla área para bicicleta, patins e skate.

Localização: Rua Oscar Jensen, Jardim Paraíso

https://goo.gl/maps/ub9VrUTHZcxgPrTv5

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter!

Fonte da imagem: ACidade On

 7,781 total views,  3 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.