Apartamento com varanda em São Carlos: veja as vantagens

Varandas, sacadas ou balcões: são nomes de espaços de transição entre as áreas interna e externa de uma casa, prédio ou apartamento, cujas origens são imemoriais. 

Até bem pouco tempo esses espaços eram apenas pequenos refúgios externos, como as sacadas que vemos em construções antigas, que serviam para abrigar algumas flores, as vezes até sem porta, e que como o nome diz, são “tiradas” de dentro do prédio ou casa, suspensas por uma laje. 

Nos prédios as sacadas gradualmente foram ficando maiores ao longo do tempo, aumentando sua função dentro do funcionamento do imóvel, sendo que hoje em dia em muitos empreendimentos a varanda se tornou um cômodo indispensável do apartamento, com inúmeras funções bem além de simplesmente um refúgio para a área externa.

Para te ajudar a escolher a varanda certa para o seu apartamento, separamos as principais vantagens de um apartamento com varanda em São Carlos. Boa leitura!

Vantagem 1 do apartamento com varanda: Áreas de lazer

Mais recentemente um dos papéis que varanda assumiu foi o de área de lazer, até mesmo com piscina, playground e jardim. 

Além disso, o uso recorrente dessas áreas para pequenos churrascos acabou por levar a arquitetura a pensar já na construção a instalação de sistemas de exaustão de fumaça para que as churrasqueiras se tornassem um ítem indispensável nas varandas atuais. 

O conceito de varanda gourmet, que agregou a este espaço além das churrasqueiras, fornos, fogões, geladeiras e balcões para que a varanda se tornasse uma nova cozinha para o apartamento, onde as visitas podem ser recebidas como se estivessem em um quintal de uma casa. 

Em alguns casos as varandas possuem até mesmo banheiro próprio para que não se precise entrar na área interna do apartamento.

Vantagem 2 do apartamento com varanda: Blindex

Devido à privacidade, ou então para que o vento ou o frio não acabasse inutilizando as varandas, elas passaram a ser fechadas por vidros temperados. 

Não menos importante, em vez das tradicionais redinhas ou grades, o vidro também se tornou um ítem de segurança para apartamentos onde vivem crianças.

Mesmo as varandas construídas em estilo mais antigo têm vantagens que podem ser consideradas.

3: Coringa 

A varanda acabou por se tornar um cômodo ativo do apartamento. Pode, dependendo da necessidade de cada família, assumir a função que for mais necessária ou do gosto do morador. 

Por exemplo, durante a pandemia com o fechamento de academias – mesmo as de edifícios e condomínios –  muitas varandas se tornaram o lugar de se fazer exercícios, com a vantagem de ser ao ar livre. 

Além disso, ela pode se tornar uma sala de jantar, uma sala de reuniões, um lounge, um redário. A varanda se tornou um espaço coringa dos apartamentos.

4: Sensação de amplitude 

Uma área aberta em um imóvel completamente fechado pelos motivos óbvios acaba se tornando um refúgio para quem gosta de espaços abertos. 

A varanda pode ser um alívio para pessoas que se sentem fechadas e sufocadas em um apartamento.

5: Conforto térmico no verão e menor umidade

Com uma varanda a casa tem maior circulação de ar e fica mais exposta à ação do vento. O ar condicionado, desta forma, é necessário por menos tempo, e além disso o imóvel acumula menos umidade, diminuindo problemas com bolor  que são comuns em apartamentos. 

E voltando aos efeitos da pandemia, menor uso de ar condicionado e casa mais ventilada significam problemas respiratórios minorados. 

Desde sempre, as varandas também são utilizadas para varais de chão para que as roupas não sequem à sombra se o apartamento não possui secadora de roupas ou área de serviço ensolarada. É mais uma opção de uso (desde que não seja contrário às regras do condomínio).

6: Luz 

Além da menor necessidade de ar condicionado e ventiladores, uma casa com varanda tem maior luz natural, por isso, uma varanda pode significar menor uma conta menor de energia pois não são necessárias tantas lâmpadas acesas durante o dia.

7: Menores e mais antigas 

Independentemente do tamanho, a varanda pode ser utilizada como um espaço de confraternização. 

Mesmo as as menores, geralmente em prédios mais antigos, podem ser adaptadas banquinhos, puffs ou cadeiras

8: Maior valor de mercado

Os imóveis com varanda são mais atrativos do que os demais, e por isso valem mais. Como esses espaços são versáteis e durante a pandemia, com as pessoas fechadas em casa, qualquer contato com área aberta passou a ser mais valorizado, os apartamentos com varandas despertam maior interesse dos compradores.

Para conhecer mais vantagens de um apartamento com varanda e considerar isso na aquisição de seu imóvel, os corretores da Cardinali estão à disposição para mostrar as melhores opções de acordo com a sua necessidade. 

Entre em contato com a Cardinali e faça a varanda de seu próximo apartamento ser o seu melhor cômodo.

 3,351 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.