Comprar apartamento em Araraquara: os 6 erros que você não pode cometer

A opção entre comprar um apartamento em Araraquara ou uma casa já demonstra por si só uma série de diferenças de preferências entre os dois tipos de pessoas, que de certa forma são correspondentes, mas com especificidades bem evidentes. 

A opção pelo apartamento implica em fatores como vizinhança, segurança e ambiente, entre outros. 

Por tal, neste texto juntamos alguns dos erros mais determinantes para um mau negócio e que devem ser destacados para que as pessoas não os cometam na escolha de um apartamento.

Não analisar o ambiente interno ao comprar um apartamento em Araraquara

Um apartamento não é como uma casa, na qual você pode fazer grandes alterações na alvenaria. Derrubar ou levantar paredes em um apartamento depende da estrutura do prédio. 

Numa compra sem se atentar a isso, é possível que aquele pequeno detalhe que te incomoda um pouco à primeira vista mas que passa como aceitável se tornar uma enorme fonte de frustração no futuro. 

Verificar também a ventilação interna é bem importante e o conforto térmico também é bem importante para pessoas que não lidam bem com o calor ou possuam problemas respiratórios.

Alterações como instalação de ar-condicionado, churrasqueira ou blindex em sacadas também pode ser limitado por normas internas.

Tudo isso deve ser muito bem explicado pelo síndico e pelo corretor antes da compra, para que depois não se transforme em fonte de conflito.

Não analisar o ambiente externo

A comunhão do espaço em um apartamento é muito mais intensa em um apartamento. Os condomínios de prédios, independentemente da idade, têm áreas comuns. 

Em uns mais, outros menos, as áreas comuns podem ser verdadeiros clubes, com salão de festa, churrasqueiras, piscinas, quadras etc. 

Isso pode incomodar algumas pessoas ou ser atrativo para outras. Um grande erro é não pesar isso na decisão da escolha de seu apartamento.

Outro aspecto que deve ser analisado em Araraquara é o Sol, símbolo da cidade: as janelas estão viradas para ele de manhã ou à tarde? Dá para secar a roupa? 

Pode parecer pouco, mas para muitas pessoas a visão do poente ou do nascente é determinante para um bom dia.

Não analisar o comércio no entorno, a facilidade de acesso ou a proximidade também se encaixam em fatores externos que não são analisados em compras mal-sucedidas.

Outro erro comum ao comprar um Apartamento em Araraquara é visitar o local apenas uma vez ou apenas em um horário.

Aspectos como trânsito nas imediações, barulho no entorno ou nas áreas comuns são distintos dependendo do horário.

Comprar por impulso

A aquisição do apartamento é um grande negócio, com muito dinheiro envolvido, que muitas vezes significa a economia de toda uma vida. 

Em qualquer aspecto, é um negócio que vai durar por décadas. Por isso, pensar e repensar várias vezes no negócio é algo essencial para que a compra seja a mais satisfatória possível. 

Corretores mal intencionados utilizam técnicas de venda que induzem o comprador a agir por impulso, ou apenas por emoção, quando o correto é que a razão e a emoção se ponderem. 

Um apartamento não é uma calça jeans, não é vendido tão facilmente e “perder negócio”, um termo muito comum neste tipo de relação comercial indesejada, não é plausível. 

Se o corretor quer te vender um bom negócio ele pode “segurar” a venda, informar que há mais interessados e vai te avisar se outro interessado aparecer depois. 

Portanto, evite a compra por impulso.

Não pesquisar sobre opções de financiamento para comprar um apartamento em Araraquara

Comprar dinheiro é o negócio mais perigoso que existe.

Ele pode sair muito caro, pode acabar com a vida de uma pessoa se feito sem análise criteriosa e fundamentada. Financiamento de um apartamento é compra de dinheiro.

O mercado imobiliário, pelo tamanho de seus financiamentos, é diversificado, com alternativas de crédito variadas para cada perfil de consumidor. 

Por isso, muita pesquisa e simulação é necessária para que as suas finanças não corram riscos ao comprar apartamento em Araraquara.

Como sempre, um bom corretor é essencial para que você não corra este risco.

Não analisar os gastos extras

O financiamento não é o único gasto com um novo apartamento. Num primeiro momento, é necessário pensar muito bem nos gastos iniciais como documentação, mobiliário, decoração e ajustes. 

Isso apenas para que você possa entrar e chamar de lar. Depois disso todos os meses você terá condomínio, água, força e em alguns casos gás encanado. 

Tudo isso poderá entrar no fluxo mensal de seu caixa juntamente com o financiamento, se for o caso?

Além disso, há os impostos. Em imóveis já finalizados há o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) que deve ser pago. 

E anualmente, há a incidência do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que é bem salgado em alguns bairros, de acordo com ass diretrizes do plano diretor. 

Já em compras de apartamentos ainda na planta há ainda necessidade de gastos com escritura e registro que podem deixar o comprador em situação difícil.

Não vistoriar o imóvel antes de fechar negócio

A vistoria não é apenas o expediente da imobiliária para entregar um imóvel ao seu dono quando um contrato de aluguel termina. 

Além disso, não é necessariamente um aspecto formal da negociação. 

O interessado em um apartamento, talvez até com a ajuda de um profissional, pode e deve analisar as condições do imóvel: alvenaria, elétrica, hidráulica, pintura, enfim, uma série de pormenores que podem ter detalhes que causarão dor de cabeça e gastos para consertar, e isso não apenas em imóveis de segunda mão, mas também em novos. 

Quem nunca ouviu falar de algumas construtoras que entregam imóveis com “casquinhas” de pintura ou “migués” nas instalações elétricas e hidráulicas? 

Portanto, veja, peça ajuda do corretor ou de pessoas de confiança se for necessário para que não haja problemas futuros e um motivo de alegria se torne em desgosto.

Conclusão: é possível comprar Apartamento em Araraquara sem dores de cabeça!

Analisando estes aspectos para evitar erros na compra do seu primeiro apartamento a chance de fazer um mau negócio diminui bastante. 

Mas para que nenhum destes pontos passe despercebido é necessário um corretor e uma imobiliária de confiança. 

E com a Cardinali você tem a certeza de ter a assessoria de um dos mais fortes grupos imobiliários do estado de São Paulo, que se impõe em Araraquara com qualidade e diferenciais que só ela pode oferecer. 

Da opção dos imóveis até o fechamento do negócio a Cardinali está de portas abertas para oferecer a você em Araraquara a melhor opção de negócio.

 11,917 total views,  2 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.