Procurando casa para comprar em São Carlos? Veja os erros que não pode cometer

A aquisição de uma casa é, em qualquer aspecto, um grande negócio: para uma família que vive de aluguel é a certeza de um lar por muitos anos e um lugar onde se pode planejar a longo prazo.

Para alguém que não tenha problemas com moradia, é um investimento onde o retorno financeiro do aluguel é um investimento de rentabilidade atemporal e seguro contra crises.

Para um chefe de família, pode ser a garantia de futura residência dos filhos ou até mesmo de outros parentes. 

Ou seja, é muito mais que um grande investimento. 

O sonho da casa própria é, em qualquer canto do mundo, um dos principais acontecimentos da vida de uma família. 

Por isso, é extremamente necessário se atentar a vários aspectos para que o negócio seja o melhor possível e um negócio que tem tudo para ser um dos mais marcantes da vida não se transforme em pesadelo. 

Erros que você não pode cometer ao procurar uma casa para comprar em São Carlos

Comprar um imóvel fora do seu orçamento

Com a perspectiva de um bom negócio, é natural que haja um pouco mais de audácia quando a pessoa quer comprar um imóvel. 

Por uma parcela um pouco maior de financiamento ou por uma fatia maior do dinheiro imobilizado pode se comprar um imóvel de melhor qualidade ou melhor localização. 

Porém, para fazer isso é necessário sentar, fazer as contas e ter em mente o quanto que aquele a mais vai fazer falta depois nas suas contas do dia-a-dia, na manutenção da residência, no IPTU, nas taxas de serviços básicos do imóvel (água, telefone), melhorias que sejam necessárias no imóvel. 

Pois então, encontrar uma casa para Comprar em São Carlos é fácil, mas alguns cuidados são extremamente necessários para não fazer um mal negócio.

Se deve pensar inclusive num eventual desequilíbrio financeiro, como está acontecendo durante a pandemia. Numa dessas, essa pequena diferença se torna um problemão mais tarde. 

Portanto, lembre-se: é necessário muito planejamento e análise.

Comprar um imóvel no impulso 

É tentador ver uma casa para comprar em São Carlos que parece feita para você.

Há um medo de alguém fechar o negócio antes e acabar perdendo porque não foi rápido.

Acredite: se você estiver interessado e a casa estiver em uma imobiliária de qualidade não fecharão outro negócio sem te consultar. 

Peça ao corretor alguns dias,espere passar a ansiedade, negocie os valores, visite mais de uma vez para olhar alguns detalhes que podem ter passado por cima à primeira vista. 

Se a casa for, por exemplo, para um casal, chame o cônjuge para que se imaginem ali no futuro, se planejam ter filhos onde será o quarto deles; se já os tiver chame-os para conhecer, para ver se gostam da vizinhança, se têm algum amigo que mora próximo. 

Não pense apenas no imóvel como momentâneo, mas como algo que estará pelo menos pela próxima década, senão até o final de sua vida. 

Um negócio grande como este não pode e não deve ser feito às pressas. 

Não conhecer bem a vizinhança

São Carlos é uma cidade multifacetada. 

Apesar de abrigar pouco mais de 250 mil habitantes a diversidade é de capital, existindo aqui bairros de diversos tipos, com diferentes características demográficas:

maior presença de estudantes, maior número de aposentados, condomínios fechados, bairros próximos ao Centro ou bem afastados, predominantemente residenciais, ou com pequenos centros comerciais, bares, supermercados, acesso às vias principais – e isso pode ser uma solução ou um problema dependendo de quem vai morar – proximidade do trabalho ou da escola, entre várias outras. 

Mais uma vez é necessário pesquisar, analisar com quem conhece as redondezas, saber o que se adapta melhor àquilo que se procura. 

Uma boa dica é frequentar o bairro algumas vezes em diferentes dias e horários da semana, analisando nessas visitas o fluxo de pessoas, o de veículos, a segurança e o policiamento das redondezas, a proximidade do transporte coletivo se alguém for usá-lo, os acessos a outros bairros.

Outra boa dica antes de escolher a casa para comprar em São Carlos é, se possível, conversar com os moradores, talvez futuros vizinhos, pesquisando os prós e contras que só quem já vive próximo pode demonstrar com sinceridade.

Não analisar a situação cadastral do imóvel

É extremamente importante para fazer um bom negócio ter a clareza de que o imóvel está em situação cadastral em dia para que junto com a construção e o terreno não venham dívidas ou problemas para resolver.

As documentações, regularizações e inscrições nos órgãos oficiais devem ser verificadas,  não só da casa como do loteamento ou do bairro: por exemplo, existem bairros em São Carlos que devido à forma como foram loteados, os bancos não podem financiar imóveis dentro deles. 

Checar esses dados não é complicado.

Tudo fica disponível em órgãos públicos e qualquer um pode requerer os documentos que podem ser solicitados nos Serviços Integrados do Município (SIM), presencial ou online, como certidão negativa de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Também é possível verificar a quitação dos serviços essenciais nos sites das concessionárias; também é possível no Cartório de Registros você pode pedir a matrícula do imóvel e verificar se não há pendências. 

Não escolher a melhor imobiliária

Sempre repetimos, mas não custa relembrar: a Cardinali é a melhor imobiliária de São Carlos, e por este motivo também é a maior. 

A única que se preocupa antes do cliente com todos estes pormenores envolvidos em qualquer que seja o negócio imobiliário. 

Ou seja, se você está buscando casa para comprar em São Carlos, não só encontra o imóvel ideal, como terá todo o suporte que precisa para realizar seu sonho ou fazer um investimento!

Uma imobiliária de renome como a Cardinali não fará um negócio que seja desvantajoso ao seu cliente, por isso, não é preciso arriscar procurar outras, até mesmo porque os melhores imóveis estão aqui. 

Além dos corretores para auxiliar em todos estes pontos apontados e mais alguns que eventualmente possam aparecer:

  • é a imobiliária com a melhor estrutura financeira para encontrar
  • a melhor forma de pagar seu imóvel, seja à vista ou financiado
  • e também a melhor assessoria jurídica para que todos os aspectos legais, documentais e de contrato sejam realizados para que o negócio seja o melhor para todas as partes.

Quer entrar em contato com nossos especialistas? É só clicar aqui!

 1,209 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.