O que fazer em São Carlos: as principais atrações da cidade

Apenas uma pandemia como esta que vivemos conseguiu frear um pouco o ritmo de São Carlos.

A 13ª maior cidade de São Paulo em população, com cerca de 1000 indústrias instaladas, 1100 estabelecimentos comerciais e mais de 200 empresas agrícolas freou, mas não parou.

Se tudo correr bem, no ano que vem a cidade voltará ao seu ritmo frenético e multifacetado, democrático, uma cidade para todos os gostos e para todos os ritmos.

São Carlos é tradicional e avançada ao seu tempo, ao mesmo tempo. A presença da UFSCar, USP, Unicep, IFSP e Fatec faz com que cerca de 10% da população da cidade seja de estudantes. Por isso, tem muita coisa pra fazer além de estudar e trabalhar.

Gastronomia 

São Carlos se orgulha de muita coisa, e duas delas são dois dos principais gêneros de alimentação do estudante: lanche e pizza.

O lanche tradicional são-carlense é o prensado, com pão de hambúrguer com um palmo dediâmetro e no mínimo 3 dedos de altura. Tudo o que for menor que isso é considerado baby, mini (ou é de alguma franquia de fora). 

Já as pizzas, são para todos os gostos e todos os preços, desde a muito cara com ingredientes importados até as mais baratas que não deixam a desejar. São centenas de lanchonetes e pizzarias. 

Além disso, algumas pizzarias também possuem rodízios onde os universitários fazem competição de quantidade de pizzas devoradas — claro que deixando uma “montanha de bordas” à frente de seus pratos.

Mas não é só isso: todas as principais cozinhas do mundo têm seus restaurantes na cidade. E são muitos restaurantes por quilo ou à la carte e churrascarias para o dia a dia.

Além das cozinhas caipira, autóctone, tem restaurantes árabes, amazonenses, nordestinos, japoneses, chineses, coreanos, cantinas, mediterrâneos, alemão, francês, belga… enfim, para todos os gostos e todos os bolsos. 

E claro: todas as principais franquias de fast food também estão na cidade. Opção não falta.

Esportes

Só comer e não gastar causa obesidade e problemas de saúde. Não é por falta de opções que não se pratica esportes na cidade. 

A natureza da cidade ajuda de duas formas para quem corre ou anda de bicicleta: quem quer encarar o relevo acidentado, basta andar pela cidade na perpendicular dos rios que cortam a cidade. 

Quem quer um terreno plano, é só encarar as marginais que interligam a cidade. E se quiser encarar um pouco de tudo em contato com a natureza, a zona rural da cidade é imensa e recebe todos os dias ciclistas e corredores de performance ou amadores.

Além disso, várias praças da cidade contam com aparelhos de ginástica e playgrounds. Destaca-se o antigo Kartódromo, próximo a USP, que recebe milhares de pessoas todos os dias para correr, caminhar, fazer exercícios funcionais ou apenas passear ou fazer a feira em alguns dias da semana.

Os esportes coletivos na cidade também são muito praticados. A cidade conta com times e atletas de diversas modalidades disputando campeonatos nacionais e estaduais, para assistir e equipes amadoras e clubes que oferecem treinos para quem gosta de praticar.

Futebol, futsal, rugby, vôlei, natação, tênis, handebol, basquete, artes marciais e muitos outros são oferecidos para a comunidade. 

As universidades têm um papel fundamental nesse espírito, com mão-de-obra qualificada formada em educação física e praticantes de esportes menos comuns que acabam vindo para São Carlos para estudar.

A Taça Universitária de São Carlos – A TUSCA (ainda que a maioria se refira como O Tusca) é o torneio universitário que ocorre há 40 anos na cidade, e que além da parte esportiva ainda se tornou a maior festa da cidade, entrando inclusive para o calendário municipal.

Não é exagero dizer que todos os bairros da cidade contam com academia de ginástica.

Os estabelecimentos que sofreram muito com a pandemia conseguiram se manter, e muitos outros acabaram sendo abertos, e começam a voltar à plena atividade, apenas limitados pelos protocolos sanitários.

Também não faltam opções de preço e estilo.

Bares e baladas

Com uma população tão heterogênea, as opções de botecos acompanham a variedade da população.

Próximos às universidades há inúmeros botecos que são frequentados pelos jovens da cidade, sejam universitários ou não, para tomar cerveja, comer uma porção e conviver. 

Mais para o Centro, além de choperias e bares mais sofisticados, diversas casas oferecem as mais variadas opções de música aliada à balada: rock’n roll, samba e pagode, música brasileira, jazz e blues, música sertaneja, eletrônico. 

Voltamos a dizer: opções não faltam.

Festas tradicionais 

Além do já citado Tusca, São Carlos conta com diversas festas tradicionais da cidade: Festa do Clima em abril, Chorando sem Parar (festival internacional de Música Instrumental Brasileira para difundir o Choro e gêneros afins).

Oo Matsuri, festival que celebra a cultura japonesa.

A Festa do Milho que acontece também em Abril no distrito de Água Vermelha (12 km de São Carlos).

A Festa da Laranja e do Açúcar no distrito de Santa Eudóxia ocorre todo mês de julho, e festas devocionais de paróquias na zona rural e urbana.

Pontos turísticos

São Carlos tem vários pontos turísticos a serem visitados. O Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna (Zoológico) existe há mais de 40 anos e fica colado à UFSCar, possuindo mais de uma centena de espécies diferentes. 

Tem importante papel na pesquisa da reprodução em cativeiro das espécies, tendo tido sucesso em reproduções como do urso de óculos e do mico-leão-dourado. 

Outro ponto turístico científico é o Centro de Divulgação Científico e Cultural da USP, no Centro, que possui exposição permanente de atrações científicas, ideal para estudantes, recebendo inclusive diversas excursões, que geralmente são emendadas às visitas às universidades.

A cultura do café, que deu início à cidade, ainda pode ser revisitada nas diversas fazendas históricas ao redor do município, sendo que duas exploram o potencial turístico: A Fazenda do Pinhal, que deu origem à cidade de São Carlos e existe desde 1780 como Sesmaria e 

Fazenda Santa Maria do século 19, abriga além de uma “casa museu”, além de trilhas e um restaurante de comida típica.

Também o Vale do Quilombo, próximo a Santa Eudóxia, onde um quilombo que deixou apenas rastros foi fundado na mesma época. Ambas têm de ter as visitas agendadas. 

Além disso, a Fundação Pró-Memória mantém na Estação Ferroviária o Museu de São Carlos, que com exposições permanentes ou temporárias, mostra a história do desenvolvimento de São Carlos.

A cidade tem muito mais a oferecer do que consta neste post. Se alguém que quer morar aqui perguntar a 10 pessoas diferentes, as dez pessoas falarão de lugares diferentes para se visitar: bosques, praças, aparelhos culturais, cachoeiras e outras atrações naturais que podem ser aqui ou nas cidades vizinhas, como Analândia, Itirapina, Brotas, Ibaté. 

Tem intenção de morar em São Carlos mas está em dúvida? Os corretores da Cardinali além de apresentarem o melhor imóvel para o seu perfil terão orgulho em indicar tudo o que São Carlos tem a oferecer a quem nela se abriga.

 6,315 total views,  5 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.