Apartamento em São Carlos: com ou sem varanda?

Na compra ou aluguel de apartamento em São Carlos, sempre fica a dúvida: com ou sem varanda?

Nos edifícios mais novos a varanda assumiu papéis que antes inexistiam em apartamentos, como o de área de lazer ou as chamadas varandas gourmets, com churrasqueiras, fornos, área e cozinha e até mesmo piscinas.

Além disso, muitas varandas passaram a ser fechadas por vidros temperados, podendo ser utilizadas como playground pelas crianças, com a segurança de deixá-las em um espaço que no passado era motivo de preocupação, com varandas abertas e protegidas apenas por parapeitos.

Mesmo as varandas construídas em estilo mais antigo têm vantagens que podem ser consideradas.

Por outro lado, apartamentos sem varanda têm valores mais acessíveis para compra e aluguel, além de terem uma área a menos para limpeza.

Para famílias com crianças, as varandas mais clássicas acabam demandando a instalação de redes para proteção, pois se tornam uma fonte de preocupação.

Também, em regiões mais frias ou de muito vento, como é o caso de São Carlos, a ausência acaba colaborando  na conservação do calor no inverno.

Por outro lado, no calor pode ser uma desvantagem. Vamos listar as vantagens de cada uma das opções.

As vantagens de apartamento em São Carlos com varanda

Aumenta a área do apartamento 

A varanda é um espaço a mais do apartamento. Por não ser um cômodo propriamente dito, ele pode assumir qualquer função de acordo com o gosto do morador. 

Pode ser sala de jantar, sala de reuniões, lounge, jardim, redário… dessa forma, a varanda se torna um espaço coringa.

Sensação de amplitude

Uma área aberta em um imóvel completamente fechado pelos motivos óbvios acaba se tornando um refúgio para quem gosta de espaços abertos. 

A varanda pode ser um alívio para pessoas que se sentem fechadas e sufocadas em um apartamento.

Além disso, a varanda funciona também como uma sensação de liberdade e a mesma função que um quintal de uma casa proporciona.

Conforto térmico no verão e menor umidade

Com uma varanda, a casa fica com maior circulação de ar, e fica mais exposta à ação do vento.

Com isso, o ar condicionado é necessário por menos tempo, pois tanto a ventilação ajuda no conforto térmico como o imóvel acumula menos umidade, diminuindo problemas com bolor.

Além disso, menos bolor e menos uso de ar condicionado acarretam em diminuição dos fatores de agravamento de problemas respiratórios. 

Uma utilização clássica de varandas também é a de utilização para varais de chão, para que as roupas não sequem à sombra se o apartamento não tiver secadora de roupas ou área de serviço ensolarada.

Economia de energia

Além da menor necessidade de ar condicionado e ventiladores, uma casa com varanda tem maior luz natural, por isso, uma varanda pode significar menor conta de energia, pois não são necessárias tantas lâmpadas acesas durante o dia.

Área de lazer e espaço para confraternização

Independentemente do tamanho, a varanda pode ser utilizada como um espaço de confraternização. 

As menores podem receber banquinhos, puffs ou cadeiras, as maiores podem até receber mesa, geladeira e porque não churrasqueiras (desde que se garanta que os vizinhos não serão incomodados). 

A varanda pode ser um espaço para reunir amigos. Nas varandas mais modernas, todos esses pormenores são pensados previamente, e se transformaram nas chamadas varanda gourmet, com toda a estrutura para churrasco (churrasqueira, forno, pia e até banheiro e piscina).

Novo cômodo

Independentemente da dimensão, uma varanda pode se tornar um novo cômodo.

Com a instalação de vidros temperados o morador pode instalar o que for do seu agrado: TV, home theater, adega, lareira elétrica, mini-horta, jardim, ou então um computador, armários e mesas para transformar em escritório 

Enfim, ao gosto do morador. A varanda pode se tornar um refúgio para qualquer atividade.

Maior de valor de mercado

Os imóveis com varanda são mais atrativos do que os demais, e por isso valem mais. 

Como esses espaços são versáteis e durante a pandemia, com as pessoas fechadas em casa, qualquer contato com área aberta passou a ser mais valorizado, e os apartamentos com varandas despertam maior interesse dos compradores.

As vantagens de apartamento em São Carlos sem varanda

Maior segurança

A grande preocupação dos apartamentos com varanda é a segurança. Quando as famílias possuem crianças, idosos ou animais de estimação, um temor permanente é que aconteça algum acidente (mesmo com adultos essa é uma preocupação). 

Varandas abertas, sem rede de proteção ou vidros temperados têm esse problema ampliado.

Além disso, alguns condomínios ainda proíbem a instalação de proteções, portanto, um apartamento sem varanda pode ser uma melhor opção nessas condições.

Limpeza facilitada

Um apartamento mais ventilado pode ser uma vantagem por um lado, mas pode significar um imóvel mais sujo e empoeirado, devido ao vento que recebe. Nos apartamentos sem varanda não há acúmulo de poeira que chega rente ao assoalho. 

Além disso, a varanda é um cômodo a mais para limpar, independentemente de estar sujo ou não, é mais um local a ser limpo e lavado. 

Apesar de menos frequentes, as queimadas de cana podem ser fontes de fuligem (os famosos ciscos) também pode ser outro problema que a ausência de varanda pode facilitar.

Conforto térmico no inverno e menor vento

No inverno, não ter uma varanda pode significar um maior conforto térmico, já que um apartamento menos ventilado nessa época do ano conserva melhor o calor.

Pessoas mais suscetíveis aos rigores dos tempos mais frios podem ter uma qualidade de vida maior em apartamentos sem varanda.

Além disso, muitas pessoas gostam de decorar a casa com bibelôs, tapeçarias e quadros, e menos vento advindo da varanda significa um risco menor de contratempos com o vento mais intenso nas alturas

Preço mais acessível 

Os apartamentos sem varanda são mais baratos. Isso pode ser um diferencial àqueles que procuram um imóvel próprio ou que querem pagar menos aluguel. Por isso, o apartamento sem varanda leva a uma possibilidade maior de negócio fechado.

Seja com ou sem varanda, os corretores da Cardinali possuem as melhores opções para aquilo que você deseja e vão ajudar a definir o que é mais vantajoso para você e sua família

Por isso, seja qual for a sua preferência ou sejam quais forem as suas dúvidas, procure a Cardinali para que a sua escolha seja a mais agradável possível, seja ela qual for.

 1,079 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.