Menor taxa Selic da história: momento favorável para financiar seu imóvel

Estamos vivendo o momento da menor taxa Selic da história desde a sua determinação como como indexador das taxas de juros do Brasil, em 1999. 

Com isso, houve uma redução considerável nas taxas de juros para financiamentos, especialmente os imobiliários, se tornando um excelente momento para financiar um imóvel, seja casa própria, investimento para aluguel ou valorização, considerando que pelo mesmo motivo os rendimentos da poupança, atrelados também aos juros, estejam muito baixos.

Para você entender melhor por que o momento é tão favorável para financiar um imóvel, precisamos começar bem do início:

O que é a Taxa Selic?

Selic é nome do indexador da taxa básica de juros do Brasil. 

Tem esse nome devido ao Sistema de Especial de Liquidação e Custódia, que existe desde 1979 e é um sistema de negociação de títulos públicos do Banco Central. 

Seu valor é determinado desde 1998 pelo Conselho Monetário Nacional e desde 1999 é usado como o indexador dos juros a serem praticados pelo mercado, atuando como um esteio para o controle da inflação. 

Ainda que a taxa real seja diferente de negócio para negócio, a Selic é a âncora de todos os juros. 

Quanto menor Selic, menor o custo da operação de operação, e também menor o rendimento de investimentos como a poupança, DI e Tesouro SELIC. 

Como a baixa da Taxa Selic influencia positivamente o financiamento de imóveis?

Com os juros mais baixos, a aprovação do crédito pelas instituições financeiras (bancos, financeiras, operadoras de cartão) também fica mais fácil, pois a aquisição de bens de consumo duráveis, como os imóveis, é mais rentável ao credor. 

Com a pandemia, toda a economia desacelerou, e como estímulo à oferta de crédito no mercado o CMN manteve a tendência de queda que o Brasil já trilhava como estratégia para aumentar a oferta de crédito e manter a atividade econômica e de manutenção do consumo. 

Trocando em miúdos: o dinheiro ficou mais barato, sendo um excelente momento para se contrair um financiamento imobiliário.

Isso porque a tendência é, quando a retomada da economia fique mais evidente, haja um aumento da Selic para controlar a inflação, e, consequentemente, um aumento das taxas do financiamento imobiliário.

O momento é agora!

Portanto, esse é um dos momentos mais oportunos da história para financiar um imóvel, seja para a compra de uma casa própria, seja para a aquisição de imóveis para investimento  – terrenos em loteamentos para valorização, imóveis para aluguel, sejam residenciais, comerciais ou industriais. 

Para encontrar a melhor oportunidade disponível ao seu perfil você conta com a Cardinali, que tem todo o tipo de imóvel para você comprar para morar ou investir, além de acesso diretos às principais instituições financeiras para que seu negócio seja mais facilitado o possível. 

Consulte a Cardinali e nossos corretores terão prazer em fazer com que você faça um excelente negócio neste momento histórico.

 707 total views,  2 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.