Os riscos de comprar imóvel em São Carlos direto com o proprietário

Vai comprar imóvel em São Carlos? Não faça isso antes de ler esse artigo. Separamos os principais riscos de fazer essa aquisição direto com o proprietário, e os benefícios de contar com um corretor.


Um imóvel não é uma cartela de ovos, um imóvel não é um terno feito sob medida. 

Duas coisas com preços diferentes e cuja ideia final de compra pode ser o preço ou a qualidade. Comprar alimentos direto do produtor pode ser muito mais saudável e ainda muito mais barato que de supermercados. 

Roupas sob medida sempre vestem melhor que prontas, apesar de geralmente mais caras que as prontas compradas em lojas de departamento. 

A venda do produtor ao consumidor é a gênese e a base do livre mercado.

Porém, qual o risco envolvido nessas negociações? Mesmo partindo do pressuposto que as condições de higiene são as melhores, um ovo ou outro pode vir podre e na próxima compra você reclama e tem um desconto ou troca de produtor. 

Já uma roupa feita no alfaiate ou na costureira pode ser ajustada caso não tenha ficado do gosto, e mesmo que não tenha conserto, o prejuízo é razoável.

Porém, a compra de um imóvel vai muito além da troca de dinheiro por materiais de construção reunidos. 

São muitos aspectos que têm de ser levados em conta e o que parece vantajoso, pode se tornar uma fonte interminável de problemas e dores de cabeça para o comprador. 

Dá a impressão que uma negociação entre duas pessoas é mais fácil, menos complicada, menos burocrática, mais vantajosa e mais clara, não? É exatamente o contrário. 

Comprar imóvel em São Carlos sem a ajuda de um corretor que ativamente participe do processo é uma verdadeira furada.

Vamos listar uma série de desvantagens em fazer a aquisição de um imóvel sem a ajuda de um corretor:

Negociação desvantajosa

Sem a presença de um corretor, dá a impressão que o proprietário e o comprador farão uma negociação mais flexível, sem um intermediário para colocar empecilhos e o comprador pode achar que conseguirá mais vantagens.

Porém, um corretor faz isso todos os dias, tem técnicas desenvolvidas de negociação, conhece todos os pormenores de um negócio imobiliário, todos os meandros, sabe onde pode tirar, onde pode pechinchar.

Ou seja: comprar imóvel em São Carlos com corretor é muito mais vantajoso que o contrário.

Falsa economia na comissão

Uma outra questão que pode ser considerada como vantajosa numa negociação sem a ajuda de um corretor é que haverá a economia no pagamento da comissão. 

Consideremos que sem os olhos atentos de um corretor, haja um problema no imóvel que demandará um conserto, ou alguma falha na documentação levará ao pagamento de algum valor atrasado ou não recolhido. 

Todo o valor pretensamente poupado foi para o ralo, o barato ficou caro. 

Aliás, um proprietário de imóvel que opta por esse tipo de negociação sem corretor já demonstra bem o seu perfil: o de alguém que só quer para si e não está preocupado com o cliente. 

Além disso, toda negociação imobiliária necessariamente passa por um corretor devidamente registrado e cadastrado no CRECI.

Portanto, sempre haverá esse valor a ser pago, e é indispensável para o registro do negócio em cartório. 

Na hora de comprar imóvel em São Carlos sem corretor não vem economia, vem mais despesa.

Falsa ideia de menos burocracia 

Da mesma forma, se tem a falsa impressão que sem um corretor você gastará menos tempo e dinheiro com burocracia na hora de comprar imóvel em São Carlos, não?

Talvez esse seja o erro que mais causa dor de cabeça desta lista. Cartórios, filas, guias… a experiência de um corretor fará com que toda esta burocracia seja minimizada, seja a mais suave para o comprador. 

Sem o corretor, as próprias partes terão de correr atrás de tudo isso, às vezes tendo de gastar até mais do que em casos de ter alguém que já conhece todo o processo assessorando. 

Então, ter um corretor ao seu lado é evitar burocracia na hora de comprar imóvel em São Carlos, não o contrário!

Dificuldades com a documentação para financiamento

Este problema poderia estar dentro do tópico da burocracia, mas se for necessário um financiamento o problema é muito, mas muito maior. 

Os bancos precisam de muitos documentos para aprovar a aquisição de um bem através de seus recursos. É natural. É dinheiro envolvido. 

A falta de um documento pode atrasar ou até mesmo inviabilizar o negócio ou causar um transtorno que pode levar até à perda do bem. 

Um corretor tem na ponta da língua tudo o que o comprador precisa para liberar um financiamento no banco. 

Então, o que é melhor? 

Ficar correndo atrás, por conta, ou receber tudo mastigado, simplificado e analisado por alguém que conhece do assunto antes de dar entrada “na papelada” ao comprar imóvel em São Carlos?

Melhores oportunidades de financiamento

É uma delícia pegar uma fila de banco e esperar para falar com um gerente desesperado para bater metas e que vai te empurrar o produto que ele precisa vender, né?

Ou é melhor ver o correspondente bancário que só está preocupado em vender o financiamento e nunca mais ver o cliente na vida. 

Pois é. 

Um corretor e uma imobiliária forte sabem e têm acesso às grandes carteiras de financiamento e saberão qual é a melhor para o seu negócio. 

Um financiamento adequado vai significar milhares de reais em economia ao longo do tempo, e só um corretor pode te direcionar ao melhor produto.

Falsa impressão de melhor negócio

A impressão é que sem uma imobiliária forte por trás do negócio e sem um corretor querendo empurrar um imóvel o comprador pode achar um negócio mais barato. 

Será? Vamos voltar à analogia dos ovos, lá do começo. 

Se um produtor tem muitos compradores, ele ganha no volume. Se ele tem poucos compradores, tentará ganhar o máximo que puder nos poucos que tem. 

Uma imobiliária e um corretor experimentado não ganharão apenas em um negócio, eles têm muitos produtos na carteira. Por isso, tentarão vender o melhor negócio, farão todo o possível pelo melhor negócio, não pelo maior. 

É fácil entender.

Seja um construtor, seja um proprietário que queira vender diretamente, ele tem apenas um negócio para ganhar e vai tentar tirar tudo de uma vez.

Por isso, um negócio intermediado por um corretor não envolve exploração, envolve assessoria, envolve confiança. O nome dele que está em jogo. 

Falta de garantias

Uma aquisição realizada sem a intermediação de um corretor pode levar à compra de um imóvel sem as devidas garantias contra eventuais problemas estruturais ou de documentação. 

Após sacramentado o negócio sem o corretor, com quem você vai reclamar caso apareça uma rachadura, a tinta descasque ou apareça um problema posterior na documentação que você terá de resolver? 

Ter a garantia de um corretor que entenda do negócio vinculado a uma imobiliária sólida garantirá o pós-negócio. A pretensa economia se tornará um prejuízo imenso.

Avaliação errônea

Um corretor de imóveis vai comparar banana com banana, maçã com maçã. O que adianta comprar imóvel em São Carlos maior e mais barato num bairro que não vai ser do teu agrado?

Ou um menor num bairro muito mais caro do que você gostaria de morar? 

Ou aquela oportunidade num bairro distante, mas longe do comércio, do transporte público? 

Ou pode ser mais próximo do centro, só que a barulheira da rua, dos vizinhos ou do trem não vão te deixar em paz…

Não é apenas o preço que vai ser analisado na compra de um imóvel, e um corretor vai saber escolher os imóveis de acordo com suas preferências, vai encontrar aquilo que melhor se encaixa ao que você quer. 

Achar que fazer tudo sozinho vai ser economia e se adequar melhor ao seu gosto, é um grande engano.

É por isso que para um negócio não ter erro o comprador precisa procurar quem é referência no mercado, tem solidez e tradição de bons negócios. 

Preço, localização, burocracia, financiamento. Tudo o que te fará fazer um bom negócio passa por um bom corretor.

A Cardinali tem um departamento específico para fazer toda a parte de documentação, onde são analisados todos os dados dos vendedores e dos compradores, garantindo assim um venda “saudável” e desimpedida de qualquer problemas para as partes envolvidas.

Fale com a gente, realize o seu sonho com o suporte que você precisa para evitar dores de cabeça! Não seja enganado pela falsa impressão do mais simples. O barato pode sair caro!

 499 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.