Vale a pena comprar imóvel em 2020? Veja aqui!

Assim que um ano começa, vários planos passam a ser colocados em prática. Enquanto alguns prometem ingressar em um curso novo, outros desejam dar entrada no financiamento de um automóvel ou da tão sonhada casa própria.

Contudo, será que vale a pena comprar imóvel em 2020? Atualmente, essa tem sido uma das principais dúvidas entre os interessados em fechar negócio.

O motivo para tanta indecisão é simples: nos últimos tempos, o país passou por um grande abalo econômico — o que, de fato, deixou o mercado imobiliário bem instável. E como estamos falando de um investimento de alto valor, é comum que muitas pessoas prefiram ponderar antes de tomar uma atitude e se comprometer com uma dívida longa.

Mas, nada de preocupação!

O nosso objetivo é te auxiliar em todo esse processo e, por isso, explicaremos neste leitura se vale a pena (ou não) abraçar essa ideia pelos próximos meses. Acompanhe o post e tome a sua melhor decisão!

Tudo sobre o setor imobiliário em 2019

Após um período repleto de turbulências, o mercado imobiliário brasileiro começou a se recuperar em 2019 — ainda que timidamente. Para se ter uma ideia, e conforme um levantamento realizado pelo Índice FipeZap, o valor dos imóveis, finalmente, permaneceu estável durante o período.

E não só isso. Conforme os Indicadores Imobiliários Nacionais, que foram elaborados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as aquisições de 2019 tiveram um aumento significativo de 16%, em comparação ao mesmo período de 2018.

Tal movimento aconteceu devido a inúmeros fatores, como a diminuição do desemprego e também por conta da queda dos juros da taxa Selic, que em novembro do ano passado atingiu 5%.

Ou seja, a população começou a encarar todos esses detalhes com bons olhos, permitindo que o mercado reaquecesse e tornasse a situação favorável para quem está com planos de investir na casa própria.

Ainda foi possível notar uma mudança significativa no preço da locação das unidades residenciais, que costumam reagir mais rapidamente aos movimentos da economia.

No decorrer dos doze últimos meses, o aluguel apresentou uma alta de 5,03%, com inflação de 3,72%.

De forma geral, houve uma alta de 1,70% durante esse intervalo. Bem interessante!

As expectativas para quem deseja comprar imóvel em 2020

Diante dos acontecimentos que marcaram o universo socioeconômico em 2019, as pessoas ficaram otimistas em relação ao mercado imobiliário neste ano.

Isso significa, que comprar imóvel em 2020 se tornou um investimento ainda mais promissor, seguro e capaz de render bons frutos no futuro.

E apesar de ainda estarmos no primeiro trimestre, existem algumas tendências que prometem atingir o setor pelos próximos meses. Veja a seguir as principais delas:

  • grande variedade nas ofertas de crédito;
  • valorização das unidades imobiliárias;
  • maior adesão aos diferentes tipos de financiamento;
  • visão otimista entre os consumidores e investidores;
  • aumento da pesquisa e negociação on-line;
  • aumento da utilização da tecnologia.

Menos juros no financiamento imobiliário

Entre os fatores que colaboraram para mudar a perspectiva do setor imobiliário em 2020, está a queda dos juros nos financiamentos, graças a diminuição da taxa Selic.

Com essa alteração, quem está com planos para financiar a casa própria pode começar a comemorar, já que os custos das parcelas não serão tão abusivos com o passar dos anos.

Em outras palavras, caso você tenha juntado uma quantia de dinheiro para dar de entrada no pagamento, saiba que esta é uma excelente hora para fechar negócio.

Também vale destacar que as instituições financeiras podem parcelar até 80% do preço total da unidade, sendo mais um detalhe capaz de facilitar esse processo. Vale considerar!

Cuidados a serem tomados para evitar problemas

Como vimos, o cenário está favorável para quem deseja comprar imóvel em 2020. Entretanto, para evitar arrependimentos e garantir a escolha certa, é interessante tomar algumas precauções antes de “bater o martelo”, como:

  • dê o maior valor de entrada possível no seu financiamento imobiliário. Mesmo que as taxas de juros tenham diminuído, pagar à vista é sempre mais vantajoso para o bolso do comprador;
  • planeje-se para arcar com os pagamentos por até 35 anos, de acordo com o tipo de financiamento e da instituição financeira escolhida;
  • garanta que o financiamento não comprometa mais do que 30% da sua renda. Esse cuidado é essencial para não prejudicar o bem-estar da família.

E então, após a leitura você acredita que é possível comprar imóvel em 2020 e garantir a melhor escolha?

Deixe o seu comentário no post e compartilhe a sua opinião conosco. Caso tenha dúvidas, responderemos em breve!

 285 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.