Como usar FGTS para comprar um imóvel

Para adquirir uma casa ou apartamento, é preciso estar ciente que o investimento necessário para a realização desse sonho é alto. Mas, você sabia que é possível usar FGTS para comprar imóvel? 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é um direito de todo trabalhador com carteira assinada.  Até pouco tempo, só era possível sacar o fundo em caso de demissão sem justa causa. 

Quando não sacado, seja as contas inativas (de empresas da qual não se trabalha mais) ou das ativas (atual emprego), o valor nas contas fica rendendo um certo percentual. 

Porém, existe uma forma muito interessante de se aplicar esse dinheiro: usar o seu saldo para complementar na compra de um imóvel.

Como posso usar FGTS para comprar imóvel?

Desde 1998, é permitido usar o FGTS para comprar imóvel. Quando dizemos o saldo, é o montante total que você tem depositado no seu fundo.

Por lei, você só pode sacar o FGTS, quando a demissão parte da empresa. Quando a iniciativa é do colaborador, ele perde o direito ao saque e o valor depositado no tempo de trabalho fica na conta inativa.

Porém, o saque do montante é totalmente liberado, quando a sua utilização é para financiar o tão desejado sonho da casa (ou apartamento) próprio.

Se você já sabe o seu saldo e quer investir esse dinheiro no seu imóvel, conheça abaixo algumas regras básicas:

1. Tempo mínimo de carteira assinada

Para se ter direito de usar FGTS para comprar imóvel, é preciso que se tenha o tempo mínimo de 3 anos de trabalho registrado.

Porém, esses 3 anos não precisam, necessariamente, serem consecutivos. O que é exigido é esse tempo de recolhimento.

2. Sistema de financiamento habitacional

Se você já possui esse tipo de financiamento, o SFH, ou já é proprietário de um imóvel beneficiado por esse programa, não é possível se utilizar o saldo do FGTS para a compra do imóvel.

3. Não ter outra propriedade no mesmo município

Outro fator que vai te impedir de usar FGTS para comprar imóvel, é se já é proprietário de uma casa na mesma cidade.

Por exemplo: se você mora em São Carlos, caso deseje comprar um imóvel na mesma localidade, não poderá usar o FGTS. Apenas se ele for em outra cidade, ou estado.

4. Vinculo no mesmo município

Contrapondo a regra de cima, só é possível comprar um imóvel usando o fundo, se for residente, ou trabalhar, na mesma cidade em que o mesmo está localizado.

5. Quais tipos de imóveis posso comprar com FGTS?

Só é possível utilizar o seu saldo, em imóveis que possam fazer parte do Sistema Financiado de Habitação.

É importante saber também, que para cada estado, existe um teto máximo que o imóvel (ou terreno) pode custar. 

Fora que, o empreendimento tem que ser urbano e para uso exclusivo para moradia do comprador.

Legal, atendo todas as regras. E agora?

Para ter direito ao valor, você precisa ter em mãos todos os documentos necessários para o saque do FGTS, tais como: CTPS, carteira de identidade, certidão de Estado Civil, imposto de renda (se houver) e comprovante de residência. Além de claro, certidão de matrícula e IPTU do imóvel desejado.

Esses documentos precisam ser levados a um agente financeiro (bancos, por exemplo), que solicitam o saldo diretamente para a Caixa Econômica Federal.

 

Pronto: agora é só negociar com o seu banco ou financiadora, a compra do imóvel e a maneira que o FGTS será utilizado.

E aí, conseguiu tirar as dúvidas de como usar FGTS para comprar imóvel? Se gostou do nosso conteúdo, assine a nossa Newsletter e fique por dentro das nossas novidades!

 347 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.