Financiamento de imóveis direto com a construtora.

Realizar o sonho do imóvel próprio, exige muito planejamento e investimento. Não é um objetivo nada barato e precisa ser muito bem desenhado, para evitar riscos. 

Se você na fase de se organizar financeiramente para adquirir o imóvel, com toda a certeza já deve ter pesquisado muito sobre a formas de parcelamento. E além dos bancos, sabia que é possível financiar imóveis direto com a construtora?

Para entender melhor como funciona esse tipo de financiamento e conhecer melhor suas regras, dá uma conferida no nosso conteúdo exclusivo:

Como funciona o financiamento de imóveis direto com a construtora?

Todos sabemos que, o investimento a vista é, sem sombras de dúvida, a forma de pagamento mais vantajosa para quem está comprando algo. Com um imóvel, esse cenário não é diferente.

O pagamento único, permite um poder de barganha maior e a negociação fica mais maleável para o lado do comprador.

Porém, conseguir pagar a vista um valor alto como o de um imóvel, é um cenário quase impossível. A não ser que você venha poupando há muito tempo, ou deu muita sorte e ganhou na loteria (vai que, né?).

A seguir, vamos explicar de maneira simples, como é financiar imóveis direto com a construtora e algumas regras que você precisa estar ciente. Vamos lá?

#1 – O tipo de imóvel

Você já deve saber, mas é importante ressaltar: se o seu objetivo é comprar um imóvel direto da planta, seja ele uma casa ou apartamento, então é possível negociar direto com a construtora.

#2 – Negociação 

Quando se faz um empréstimo com o banco, para a compra de um imóvel, a instituição bancária já possui regras e procedimentos mais rígidos, além de avaliações mais criteriosas sobre o seu crédito.

Já, o financiamento de imóveis direto com a construtora, te possibilita uma negociação mais flexível e que se encaixe no seu planejamento financeiro. Claro que, cada construtora possui suas regras e modalidades.

#3 – Aprovação de crédito

O banco possui muitas burocracias, papeladas e entraves, que deixam o processo de aprovação de crédito lento e depende de diversos intermediários para ser aprovada.

Com a construtora, a realidade é bem mais simplificada. A quantidade de documentos solicitados é bem menor e os critérios avaliativos não são tão enrijecidos quanto das modalidades tradicionais.

#4 – Formas de pagamento

Outra grande vantagem de financiar imóveis direto com a construtora, é a facilitação das condições para os pagamentos das parcelas.

Além disso, os juros e taxas são expostos de maneira mais clara para o comprador, pois já são fixados no momento do fechamento do contrato.

Mas, é preciso muito cuidado e atenção antes de fechar o negócio

Financiar os imóveis direto com a construtora, pode parecer muito vantajoso, como podemos perceber com os pontos destacados acima.

Porém, é preciso que se entenda que quando o imóvel está na planta, se está comprando um projeto de imóvel, ainda porque o mesmo está sendo construído. 

Portanto, fique atento e conheça alguns cuidados que se é preciso tomar antes de assinar o contrato:

*Fique atento a modalidade adotada pela construtora*

Como dissemos, a construtora não tem as mesmas regras e obrigações, que as instituições financeiras possuem. Logo, cada uma pode adotar a modalidade que melhor se encaixa naquele determinado negócio. 

Como a avaliação de crédito é própria, a construtora pode exigir garantias mais sólidas, a fim de prevenir os danos causados por inadimplência. 

Logo, a entrada do financiamento não pode ser feita com o saldo do FGTS. Porém, o mesmo pode ser utilizado para abater o saldo das parcelas que precisam ser quitadas.

*Avalie a idoneidade da construtora*

Se tomar crédito de uma instituição financeira, já envolve muita desconfiança, é preciso ter cuidado triplicado com uma construtora.

Pesquise sobre a reputação dela com antigos compradores, entre em sites de órgãos ligados a defesa ao consumidor – como o PROCON, veja se possui reclamações em sites como o RECLAME AQUI.

*Analise exaustivamente o seu planejamento financeiro*

Antes de fechar um financiamento de imóveis direto com a construtora, avalie as suas condições financeiras. A curto, médio e longo prazo.

Lembre-se que as condições e tempo de pagamento são totalmente diferentes das modalidades oferecidas pelas instituições bancárias.

Verifique quais as condições que vão trazer mais estabilidade e se encaixem na suas condições. Para um passo tão grande, todo cuidado e máximo de planejamento, é essencial.

E aí, o financiamento de imóveis direto com a construtora é vantajoso para você? Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a formar melhor a sua decisão.

Caso tenha gostado do nosso conteúdo, não fique de fora! Receba no seu e-mail em primeira mão, dicas exclusivas sobre o mercado imobiliário. Basta assinar a nossa newsletter!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *