O primeiro imóvel: devo comprar casa ou apartamento?

Você está interessado em mudar para São Carlos, ou já é morador da região e quer adquirir o primeiro imóvel, mas precisa descobrir se a melhor opção é comprar casa ou apartamento? 

Se você se encaixa nesse perfil, achou o material certo para tirar a dúvida e descobrir qual das duas opções é mais indicada para a sua escolha.

O que é necessário considerar antes de comprar casa ou apartamento:

Ter o imóvel próprio é a realização de um grande sonho, de muitas pessoas. Depois de um bom planejamento e boa poupança para investir, está na hora de escolher o melhor empreendimento.

Uma dúvida comum de quem está nesse momento de decisão, é escolher entre comprar casa ou apartamento. 

A seguir, vamos pontuar algumas vantagens e desvantagens de ambos, para que você tenha uma visão mais clara para sua tomada de decisão. Vamos lá?

 

# Comprar um apartamento

Essa opção normalmente tende a ser a mais escolhida dos futuros novos proprietários. O valor e tempo de investimento é um fator decisivo. Mas quais são os pontos prós e contras dessa escolha?

Vantagens:

1 – O valor total do imóvel sai bem mais em conta.

Entre comprar uma casa ou apartamento, essa é a opção mais “barata”.

Um apartamento mediano, pode ser bem mais em conta do que uma casa, no mesmo padrão.

Logo, para a entrada o valor é bem menor e o tempo de financiamento, é reduzido e mais atrativo, para um primeiro imóvel.

2 – A segurança e comodidade

O apartamento fica situado em um condomínio, que basicamente terá diversas conveniências básicas. A entrada é controlada, possui portaria, salão de festas e churrasqueiras.

E, dependendo do empreendimento, até quadra de esportes, academia e piscina podem estar inclusos no local.

3 – Normas de convivência e regras

Os condôminos são assegurados pelas garantias que são oferecidas pela administradora.

Além do mais, existem regras e normas que são dispostas na Convenção, trazem garantia para um melhor convívio entre os moradores.

Desvantagens:

1 – Falta de liberdade

Como dissemos acima, o condomínio possui regras já estabelecidas, em que todos os moradores precisam seguir. Logo, é certo que se perde a flexibilidade que se possui em uma casa.

2 – Privacidade é quase que zero

Os espaços são compartilhados e os apartamentos são sempre menores. Logo, a sensação de privacidade pode ser rapidamente aniquilada.

Além disso, seu sossego pode ser facilmente perturbado: vizinhos que arrastam móveis tarde da noite, tem aqueles que não respeitam horário de obras e se excedem no horário, crianças e/ou bebês que choram demais.

3  – O espaço é muito menor

Se você é habituado a morar em casa, todos os fatores apontados anteriormente são impactantes. Mas, não tanto como esse quesito.

Todo o espaço que uma casa oferece, vai ser reduzido muito consideravelmente. O choque é imenso e leva a se considerar esse ponto na consideração entre comprar casa ou apartamento.

 

# Comprar uma casa

Casa é sinônimo de espaço e independência. Afinal, oferece diversos benefícios pesam muito na escolha entre ambos espaços.

Vantagens de comprar uma casa:

1- Liberdade

É meio clichê falar essa palavra, mas não tem como pensar em uma maior vantagem do que essa. Na sua casa, você dita as regras e permissões.

2 – Privacidade é certa

Ao contrário dos apartamentos, casas oferecem espaços mais reservados para o seu descanso. O espaço e disposição do imóvel, diminuem as chances de vizinhos incômodos.

3 – Um espaço todo para você!

Enquanto os “apertamentos” (como o ditado popular diz) tem metragem reduzida, a casa possui muito mais comodidade.

Você pode ter um jardim, a garagem é maior, a decoração e reformas podem ser feitas ao seu gosto, etc.

Desvantagens

1 – Segurança pode ser um grande fator

Esse fator precisa ser considerado antes de comprar casa ou apartamento. Em uma casa, exceto aquelas que também ficam em condomínios, a segurança é por conta sua conta.

2 – Os itens de manutenção são sua preocupação

Os apartamentos possuem uma equipe própria de manutenção, que é do condomínio. Já a casa, toda a manutenção precisa entrar no seu orçamento e preocupação.

Escolha o que caiba na sua realidade

Antes de escolher comprar casa ou apartamento, analise calmamente as suas finanças, assim como a sua expectativa e estilo de vida.

Apesar de parecer simples, a escolha é complexa e precisa de muito cautela, afinal, cada um representa uma melhor opção para cada gosto e modo de viver.

Lembre-se que um imóvel é um investimento para toda a vida, portanto, precisa ser calculado de forma minuciosa. 

E aí, conseguiu se decidir entre comprar uma casa ou apartamento? Que tal conferir um material exclusivo com algumas dicas infalíveis para a compra do seu primeiro imóvel?

 

 581 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.