Alugar ou comprar imóvel? Os prós e contras de cada um.

O imóvel é considerado um bem de valor inestimável. Apesar de todas as mudanças no mundo moderno, ainda é um dos investimentos mais sólidos e confiáveis. Não é de se estranhar que muitos se questionem qual é o melhor cenário: alugar ou comprar imóvel?

Se você se encontra nessa encruzilhada, continue lendo que vamos apontar alguns pontos cruciais que é preciso se ter em mente, tanto no aluguel, quanto no investimento do imóvel próprio. Vamos conferir?

Alugar ou comprar imóvel? Eis a questão.

O século dos milleniuns (ou geração X), trouxe muitas mudanças no consumo e percepção de vida. Na geração anterior, não se falava em futuro, sem colocar no planejamento a compra do imóvel próprio.

Porém, essa realidade foi se transformando e muitas pessoas não possuem esse objetivo como prioridade, ou necessidade.

Logo, viver de aluguel não é mais sinônimo de negatividade ou até mesmo fracasso. Pelo contrário, traz diversos benefícios. 

Entretanto, a compra do seu lar ainda é uma questão que permeia o pensamento de boa parte das pessoas e levanta questionamentos sobre sua viabilidade.

Entre alugar ou comprar imóvel, entenda os pontos positivos e negativos de cada um:

#1 Morar de aluguel:

Vantagens: 

  1. Liberdade para escolher onde quer morar. Quando se loca um imóvel, você tem total escolha de onde quer morar e quanto tempo vai morar naquele local. Logo, se preferir ou precisar mudar de local – caso tenha mudado de trabalho, por exemplo – é possível se deslocar sem grandes preocupações ou obrigações.
  2. Custo significativamente menor a curto prazo. O custo para se alugar é bem menor, em um curto período, do que o investimento na compra do imóvel. Se colocar na ponta do lápis o desembolso com a entrada, parcelas, juros e impostos, o valor realmente é muito exorbitante.
  3. Pode dividir o valor do aluguel. Entre alugar e comprar imóvel, essa também é uma das grandes vantagens. É possível juntar a renda com algum amigo e separar um dinheiro para investir e etc.

Desvantagens:

  1. Investimento sem retorno: É a clássica desvantagem. Querendo ou não, o dinheiro do aluguel vai para algo que não é seu e não te traz nenhuma vantagem.
  2. Instabilidades com o proprietário: O senhorio pode pedir o imóvel de volta, você pode ter problemas com o locatário e vários outras situações podem ocorrer.

#2 Comprar o imóvel

Vantagens:

  1. O imóvel é o melhor investimento: Independente das mudanças de pensamento e mercado, o imóvel é um dos poucos bens que possui um investimento sólido. Por mais que seja um passivo, você pode torná-lo um ativo facilmente, alugando-o, por exemplo.
  2. É um valor que retorna. Ao contrário do aluguel, o dinheiro gasto no imóvel retorna para você mesmo, pois, o investimento fica para a sua utilização.
  3. Segurança para a família. Se já está na fase de construir uma família e busca solidez, o imóvel próprio com toda certeza traz essa segurança e estabilidade para a constituição familiar.

Desvantagens

  1. Investimento inicial muito alto. Na hora de decidir entre alugar ou comprar imóvel, leve em consideração essa questão. Lembre, que além das parcelas do financiamento, você ainda precisa ter o valor de entrada (que pode chegar a 30% do total do imóvel).
  2. Maiores obrigações e preocupações. Quando o imóvel é seu, é preciso levar isso em consideração antes de toda escolha. Logo, não existe mais a liberdade e facilidade.

No final, escolha aquilo que mais faz sentido para sua realidade

Exemplificamos aqui algumas das vantagens e desvantagens entre se alugar ou comprar imóvel. Mas, é preciso que a sua escolha seja feita baseada no que melhor se encaixa nos seus objetivos e situação.

Porém, se o seu sonho é o imóvel próprio, confira as nossas dicas exclusivas para planejar a compra do seu primeiro imóvel assinando nossa newsletter!!

 1,093 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.