Hora de comprar imóvel? Confira o aquecimento do setor imobiliário

Está na hora de comprar imóvel! Uma boa notícia em meio à retomada dos empregos no Brasil, e que promete mexer como o setor imobiliário do País.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil quer gerar um milhão de empregos, em 2019 (leia mais abaixo sobre o assunto).

E este é um bom motivo para que se invista em imóveis, já que o setor ficará aquecido.

As taxas de juros elevadas do mercado imobiliário chegaram a desestimular o investimento no setor.

Agora, em um período econômico de recuperação, os preços dos imóveis se mostram mais competitivos e bastante atrativos.

A queda nos juros mostra que investir no setor é um negócio seguro e vantajoso para o comprador.

Outro fator que ajuda aquecer o setor é o interesse e a confiança dos consumidores em adquirir a casa própria.

Além disso, o programa Minha Casa Minha Vida ampliou o seu público-alvo, gerando ainda mais otimismo ao consumidor e prevendo um aumento da demanda por imóveis em 2019.

Investir na compra de imóveis

Para quem ainda não sabe, o mercado imobiliário possui um ciclo composto por quatro fases:

  1. expansão
  2. excesso
  3. recessão
  4. recuperação.

Após a crise que atingiu o mercado imobiliário no começo da década, o setor entrou na fase da recuperação, no segundo semestre de 2017.

Desde então passou a demonstrar melhoras gradativas, principalmente nas vendas, que cresceram cerca de 10%, em 2018.

O melhor exemplo para se ilustrar esse cenário está na cidade de São Paulo. A capital paulista registrou aumento de 52% no número de imóveis vendidos, de janeiro a junho de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017.

Este foi o melhor resultado desde o início da crise, em 2013.

Outro exemplo que demonstra a reação do mercado imobiliário é que o lançamento de novos projetos cresceu 30% no último trimestre de 2018. De acordo com corretores e investidores, a movimentação cresceu ainda mais depois das eleições.

Já para especialistas, 2019 será um bom ano para quem deseja vender ou comprar um imóvel.

Para investir no setor residencial, a tendência são imóveis compactos, com infraestrutura de lazer.

Setor imobiliário com previsão de crescimento

O setor da construção civil possui uma estimativa de que seu Produto Interno Bruto (PIB) suba 1,3%, em 2019. Este resultado, porém, dependerá do crescimento de 2,5% do PIB nacional no próximo ano.

Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Essa estimativa levou em consideração um início de retomada no final de 2018 e a expectativa de uma política econômica de reequilíbrio das contas públicas, reforma da Previdência e desburocratização para empreender.

Apesar do cenário negativo do ano passado, 2019 indica uma leve melhora, com aumento nos lançamentos e vendas, redução de distratos, crescimento do crédito imobiliário e redução no número de demissões.

Projeto 1 milhão de Empregos Já

O projeto da CBIC foi apresentado em Brasília, para deputados e senadores. Além deste tema, também foram abordados: reforma da Previdência, reforma tributária, segurança jurídica, FGTS, Lei de Licitações e Contratos, licenciamento ambiental, áreas contaminadas, critérios para a paralisação de obras, Lei Geral das Empresas de Pequeno Porte, saneamento básico, lei de desapropriações, securitização de ativos, garantia da obra pelo construtor (solidez e segurança das edificações), alienação fiduciária, prorrogação do Regime Especial Tributário (RET) para obras do Programa Minha Casa Minha Vida, redução da burocracia e dos custos cartoriais, e critérios ambientais e de sustentabilidade nas edificações.

Setor regional também aquecido

A região de São Carlos também está com o setor imobiliário aquecido.

Vários lançamentos de empreendimentos estão previstos para este semestre, para atender toda esta demanda.

O proprietário da Imobiliária Cardinali, Italinho Cardinali, concedeu entrevista à Record News para falar sobre este assunto.

Você pode conferir a entrevista, na íntegra, no vídeo abaixo.

Setor imobiliário de São Carlos e região também está aquecido

Se você deseja investir no mercado imobiliário é necessário o acompanhamento de um profissional da área, para ter a certeza que está fazendo um bom negócio.

A Cardinali possui corretores capacitados para responder às suas dúvidas. Basta clicar aqui para entrar em contato.

 407 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.