“Passei no vestibular em São Carlos”! E agora, está preparado para mudar de cidade?

Por Rebeca Menezes

Você passou na faculdade e agora vai morar em outra cidade! Muita alegria, liberdade e ansiedade! Agora sim você está definitivamente promovido a universitário! Mas também um pouquinho de medo, aquele frio na barriga, preocupação. Entre elas, mudar de cidade.

Qualquer mudança causa insegurança com relação ao futuro, ainda mais se você é jovem e as mudanças acontecem todas de uma única vez: entrar na universidade, mudar de cidade, morar sozinho ou com pessoas que você nunca viu, muitas festas, ter que se responsabilizar por coisas que você nem imaginava, ficar longe dos amigos antigos, fazer amigos novos, a saudade de casa, da família, da comida da mãe, da mágica das roupas na gaveta e da louça lavada…

Calma!!! É só respirar fundo e prestar atenção em alguns pontos para que esse momento de mudança total não seja tão difícil! É disso que vamos falar nesse post.

Dicas para quem vai mudar de cidade para São Carlos

Vai morar em república ou dividir apartamento?

Se você vai morar com outras pessoas, é muito importante definir desde o início as regras de convivência da casa. Isso pode se dar através de uma conversa sincera sobre as responsabilidades de cada um e o que cada membro da casa espera dos outros. Pode parecer desnecessário no início, mas isso pode evitar muitos problemas futuros. Deixem claro a divisão de contas, das tarefas da casa, a possibilidade de festas e visitas.

Prefere morar sozinho?

Essa é a situação que nós recomendamos para os calouros que chegam em São Carlos. Fazemos isso porque, dessa maneira, é possível conhecer melhor seus hábitos e futuros colegas, evitando problemas.

Nesse caso, é muito importante tomar cuidado para não se isolar. Por isso, fazer amigos novos, manter contato com os antigos amigos e com a família é muito importante para evitar aquele sentimento de solidão que pode bater um dia ou outro. Conheça pessoas, saia para conhecer a cidade, os outros departamentos da sua universidade… ocupe seu tempo e sua mente!

Bateu saudade?

De repente aquela saudade apertou? Se tiver oportunidade, volte para sua cidade sempre que possível. Compartilhe com as pessoas que você ama suas novas experiências. Não dá? É muito longe? A tecnologia está aí para quê, não é? Mande fotos, mensagens, ligue! Não perder o contato com as pessoas que são importantes para você é essencial nesse momento!

Festa todo dia?

Festas e tudo o que tem nelas estão no combo “passei na universidade”. Ms fique atento, perceber seus limites é muito importante para que você não prejudique sua saúde física, emocional e seu rendimento acadêmico. Procure criar uma rotina saudável de alimentação e de estudos, se isso estiver legal, você vai aproveitar mais seu momento de relax!

As dificuldades desse momento da vida são naturais! Por isso, esteja próximo de pessoas em quem confia, converse com veteranos e colegas sobre esse momento, compartilhar experiências pode te ajudar muito! Peça orientação e conselhos de sua família e amigos! Se sentir que precisa de ajuda profissional para enfrentar as mudanças, busque um psicólogo, converse com alguém sobre isso!

Clique aqui e encontre seu imóvel preferido!

Seja bem-vindo à sua nova vida!

Possui dúvidas ou perguntas? Converse com a psicóloga Rebeca Menezes pelo e-mail: rebeca.menezes@hotmail.com.

Rebeca Menezes é psicóloga clínica em São Carlos e também atua como psicóloga da Imobiliária Cardinali.
CRP 06/136355

 617 total views,  3 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.