Iluminação na decoração: a importância de um projeto luminotécnico

Você pode não dar tanto valor, mas a iluminação de um ambiente é fundamental! A luminosidade é um fator super importante para o conforto de um espaço – ou então para o total desconforto. Por isso, vamos falar sobre a importância da iluminação na decoração – também conhecido como projeto luminotécnico.

Muitos ambientes que entramos e não nos sentimos bem decorrem de uma falta de projeto luminotécnico. Da mesma forma, alguns ambientes nos deixam super à vontade e não entendemos o por quê. A razão pode ser a iluminação agradável!

iluminação na decoração projeto luminotécnico
Nesse ambiente, que é um dormitório, a iluminação se compõe com as formas da cortina, criando um desenho no chão. Vale observar, também, a suavidade da iluminação, construindo um espaço aconchegante e relaxante. O que é esperado de um espaço de dormir. (Imagem: Pinterest)

Por isso, para o desenvolvimento de um excelente projeto de iluminação, é necessário não apenas saber quais as funções de cada espaço, mas também as posições exatas dos mobiliários, cores das paredes, móveis e suas texturas, além das volumetrias que compõem este espaço e a localização em relação ao norte de suas aberturas.

Bastante coisa, não é? Mas você vai ver que não é algo espantoso!

iluminação na decoração projeto luminotécnico
Esse espaço de trabalho ficou super criativo! O projeto aproveitou a iluminação natural para dar efeito à pintura da parede. Para a mesa de trabalho, colocou uma luminária de bancada. (Imagem: Pinterest)

Como otimizar a iluminação na decoração?

Claro que devemos sempre priorizar a iluminação natural a todo momento. Afinal, isso é fundamental para a saúde do planeta e, consequentemente a nossa.

Entretanto, alguns lugares já foram arquitetonicamente projetados com poucas aberturas ou aberturas insuficientes. O resultado, às vezes, são ambientes nada agradáveis de permanência, sendo necessário o desenvolvimento de um excelente projeto luminotécnico para valorizar o espaço e ser convidado ao estar.

iluminação na decoração projeto luminotécnico
Neste quarto, mais uma vez as aberturas foram complementares com as volumetrias, criando esse desenho no ambiente. Como fonte de luz artificial, apenas um pendente. (Imagem: Pinterest)

A cromoterapia – ou terapia de cores – associada à iluminação, vem ganhando espaços nesses últimos anos.

Com o intuito de criar ambientes lúdicos ou relaxantes, os designers vêm usando e abusando dessa técnica super funcional.

No entanto, as corem têm seu caráter psicológico e sua atuação em nós é muito particular. Por isso, é necessário que o designer ou arquiteto converse muito com seu cliente para não correr o risco de errar a iluminação na decoração e criar ambientes com sensações contrárias às esperadas.

Onde aplicar um projeto luminotécnico?

iluminação na decoração projeto luminotécnico
O uso da cromoterapia nos banheiros é muito proveitoso, visando o fator relaxamento durante a ducha! Os chuveiros que vêm com iluminação normalmente são RGB, contendo uma gama variada de cores. Isso permite a você escolher a cor que mais te ajuda no dia. (Imagem: Pinterest)

O projeto luminotécnico é um grande aliado das fachadas. A iluminação bem elaborada  nas fachadas auxilia a criar a atmosfera esperada compondo com o projeto arquitetônico.

Você já deve ter notado que algumas casas parecem muito mais bonitas e imponentes à noite do que durante o dia. Isso é resultado de um projeto luminotécnico bem elaborado!

iluminação na decoração projeto luminotécnico
Além de contar com a iluminação externa para valorizar a fachada, essa residência também usa a iluminação interna que se sobrepõe pelos panos de vidro da fachada. (Imagem: Pinterest)

A iluminação também pode compor efeitos maravilhosos com formas geométricas, criando verdadeiras obras de arte. Assim, não é necessário nenhum outro elemento, como quadros ou vegetação. Ou seja, apenas o projeto luminotécnico é o destaque.

Ou, então, a iluminação pode ser usada para ressaltar detalhes de alguma textura ou objeto, trabalhando com um jogo de luz e sombras.

iluminação na decoração projeto luminotécnico
Nesta fachada, o uso da iluminação interna também compõe a fachada. Ressaltamos a atenção para o alongamento vertical que o luminotécnico externo proporciona, fazendo a fachada ficar ainda mais imponente. O uso da luz morna também traz requinte e conforto visual. (Imagem: Pinterest)
iluminação na decoração projeto luminotécnico
Nesta passagem, a iluminação é uma obra de arte! Além de iluminar suavemente a passagem, ela cria um desenho geométrico no espaço e propositalmente enquadra e direciona a visão ao próximo ambiente. (Imagem: Pinterest)

Iluminação na decoração é um assunto extenso!

Então é isso, pessoal! Essa foi uma breve introdução sobre a importância dos projetos luminotécnicos.

É importante lembrar que, apesar de parecerem simples, o conceito por trás de um projeto desses possui uma grande linha e empenho de raciocínio criativo!

Por isso, conte sempre com profissionais qualificados para te ajudar na decoração e harmonização de ambientes!

Você tem alguma dúvida sobre iluminação na decoração? Comente abaixo que nós respondemos!

 709 total views,  1 views today

Arqueliê

Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo  a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.