Para a primavera: flores na decoração!

Olá, galera! Que tal fechar o mês das flores falando delas? No último post de setembro, vamos dar dicas de cuidados e de espécies que você pode ter na sua casa, no seu trabalho ou em qualquer cantinho que você queira deixar mais alegre e colorido!  E, sim, hoje nossa postagem vai se dedicar às flores na decoração e não plantas em geral – podemos deixar para um próximo post.

flores na decoração

As flores na decoração mudam seu ambiente de maneira prática e sustentável, além de trazer beleza, não é mesmo? São espécies fáceis de cuidar, mesmo que você não tenha muita prática com jardinagem.

10 dicas de flores na decoração

1 – Onze horas

flores na decoração

O nome vem do seu pico de florescimento, que acontece quando o sol começa a ficar mais forte.

Durante o desenvolvimento, ela é super fácil de cuidar! Essa flor gosta de muito sol e floresce o todo o ano, até mesmo no inverno e pode ser plantada por todo país, já que ela tolera bem temperaturas mais baixas.

2 – Antúrio

flores na decoração

Essa flor é clássica e linda, perfeita para decorar ambientes! Ela gosta de meia sombra e pede umidade, devendo ser regada umas 3 a 4 vezes na semana e pode ser plantada em pequenos jardins ou mesmo em vasos.

3 – Lírio-da-paz

flores na decoração

Ela é uma ótima opção para se ter em casa, pois possui uma característica importantíssima: ela purifica o ar, absorvendo os poluentes presentes nele.

As raízes e a terra devem se mantidas sempre úmidas e é interessante que ela fique próxima a uma janela. No inverno, no entanto, ela requer menos água. Uma das poucas flores que floresce na sombra.

4 – Violeta

flores na decoração

Ah, as violetas! Aposto que em toda casa tem uma! Ela é uma ótima opção para vasos pequenos e para quem quer colorir a casa! Pela sua capacidade de absorção, vasos de barro são mais indicados, mas elas também se desenvolvem naqueles de plástico.

Ela se adapta em qualquer canto da casa, desde que não receba luz direta. A água é necessária para deixar o solo úmido.  Uma dica: para obter uma nova planta, basta cortar uma folha e plantá-la em outro vaso.

5 – Flor de maio

flores na decoração

Não é a toa que recebe esse nome: ela floresce de forma natural durante o mês de maio, gostando assim de temperaturas mais amenas e meia sombra. É uma planta bem simples de cuidar. O segredo é escolher bem o local onde a planta ficará.

Quando estão floridas, devem ser regadas semanalmente, mas quando não estão isso pode ser feito em até 10 dias. O solo deve estar úmido, mas não em excesso.

6 – Orquídeas

flores na decoração

Elas são queridinhas e é difícil achar quem não tenha em casa – ou que pelo menos não queira uma! Seja na decoração, no jardim ou para dar de presente, todo mundo adora essas flores na decoração!

A variedade das orquídeas faz com que falemos de uma maneira mais geral delas (podemos fazer um post mais específico depois).

Os vasos de barro são melhores, como já dissemos, mas caso você opte pelos de plástico, atente-se com a rega para não deixar encharcado.  O substrato tem que ficar por volta de 2 dedos abaixo da boca do vaso. Quando for descartar alguma folha da orquídea, passe canela em pó, pois é um cicatrizante natural.

Para você que curte bastante essa flor, é legal ter várias espécies, deixando sua casa florida o ano todo pelas diferentes florações.

E uma dica importante é mantê-las no mesmo local e na mesma posição o máximo possível. E atenção na folhagem: se ela tiver escura, quer dizer que está faltando luz e ela não irá florescer, então procure outro lugar.

7 – Begônia

flores na decoração

A Begônia é uma flor comumente usada em jardins, pelo seu fácil cultivo, por florescer na maior parte do ano e também pela variedade de cores e tipos que encantam. 

Elas gostam de sol e solo úmido, mas não encharcado. O ideal é deixar o solo secar entre uma rega e outra.

Um fato curioso é que o Feng Shui considera a Begônia como a flor da fertilidade e é indicada para presentear seu parceiro ou parceira, pois está muito ligada ao amor.

8 – Bromélia

flores na decoração

As belas bromélias! Ficam lindas em qualquer lugar: vasos, jardins, troncos. Vai da sua imaginação e do seu gosto!

O curioso delas é que aquele espaço central precisa estar cheio de água e as raízes úmidas, por isso, em dias muito quentes é legal borrifar água nas suas folhas.  Elas adoram claridade e um tempo mais quentinho.

Em seu período de vida ela floresce apenas uma vez, mas durante essa floração, surge um novo broto lateral, que irá substituir a espécie que vai morrer. A natureza é perfeita!

9 – Lavanda

flores na decoração

A lavanda é mundialmente conhecida pelo seu perfume. Típica de climas mais frios, as mudanças genéticas permitiram que ela pudesse ser cultivada no nosso clima tropical. Ainda bem!

Não só o cheiro agrada, mas sua beleza e delicadeza. Ela gosta de bastante luz e pouca água, podendo ter regas espaçadas, quando já desenvolvida.

Uma curiosidade é que ela também tem usos culinários! As pétalas têm um gosto adocicado que aromatiza mel, vinhos, sorvetes, vinagres e biscoitos. Por ser da mesma família do alecrim, pode substituí-lo em ensopados e pratos com carne.

10 – Petúnias

flores na decoração

Elas são ótimas para quem quer encher o jardim de flor e cor! De fácil cultivo, elas logo dominam o vaso todo.

O recomendado é que elas cresçam em meia sombra, para a luminosidade não queimar as pétalas. A irrigação deve ser feita de 2 a 3 vezes na semana e no verão ser mais intensa, porém sem encharcar o solo.

E você, como vai usar as flores na decoração?

É importante escolher sua flor pensando não só na beleza, mas também se você está preparado para cuidar corretamente dela. Algumas são mais simples e outras exigem maiores cuidados, por isso, escolha uma que se encaixe melhor no seu dia a dia!

Ah, nós já falamos aqui no blog sobre como utilizar elementos da natureza em nosso blog – e não somente as flores! É o chamado design biofílico!

Gostou do nosso texto e vai deixar sua casa mais colorida? Então conta pra gente como foi sua experiência. Espero que nossas dicas tenham ajudado! Até semana que vem! 🙂

 739 total views,  3 views today

Arqueliê

Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo  a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.