As cores da primavera na decoração de casa: parte 1

Com a primavera chegando, logo vem aquela vontade de deixar nossos ambientes mais alegres, iluminados e renovados para recebermos de braços abertos essa estação tão linda! No entanto, você pode estar se perguntando: por onde começar? Nesse texto, vamos falar sobre as cores da primavera na decoração de casa!

Será que é necessário uma grande reforma? Não, não é! Apenas brinque com as cores! Mas quais cores e como? Então vamos lá!

primavera na decoração de casa
Escolha uma parede e dê destaque a ela. Paredes bicolores estão muito em alta. (Imagem: Pinterest)

As cores são grandes aliadas na composição da decoração. Responsáveis por nos causar emoções e sensações, elas podem transformar um ambiente sem necessitar de grandes reformas ou mudanças.

primavera na decoração de casa
Pintar o teto também é uma boa escolha. (Imagem: Pinterest)

O Instituto Pantone a cada temporada lança o Fashion Color Trend Report, em que destaca os tons mais exibidos nos desfiles da Semana de Moda de Nova York. Eles devem aparecer com força não só nas roupas, mas no design e na decoração durante toda a estação.

O desejo de expressão pessoal colorida é uma peça chave para a primavera de 2018. Existe um sentimento de otimismo e confiança que impulsiona uma nova vitalidade nas tendências da moda. Isso não significa que não continuemos a procurar cores mais neutras ou clássicas, porque, apesar de simples, esses tons básicos são essenciais, funcionando bem por conta própria e fornecendo a base para a complexidade da cor”, declara Laura Pressman, do Pantone Color Institute.

Para a primavera de 2018, a Pantone lançou cores vibrantes e modernas. Com a evolução tecnológica, é possível cada vez mais o aumento de cores e tons, e vamos concordar que estão cada vez mais lindas, não é mesmo?

No total, 12 cores foram divulgadas e a que merece destaque é o amarelo, com dois tons que prometem deixar sua casa e seu guarda-roupa mais coloridos e divertidos.

primavera na decoração de casa
Para quem se interessa pelos nomes aí estão: 13-0646 Meadowlark, 17-1563 Cherry Tomato, 16-4132 Little Boy Blue, 18-1440 Chili Oil, 14-3207 Pink Lavender, 15-1520 Blooming Dahlia, 16-5533 Arcadia, 18-3838 Ultra Violet, 10-1828 Emperador, 12-2103 Almost Mauve, 17-3020 Spring Crocus e 13-0550 Lime Punch. (Imagem: pantone.com)

Hoje, vamos falar de seis dessas cores e o que elas têm a ver com primavera na decoração de casa. Na outra semana, das outras seis.

1 – Meadowlark 13-0646

primavera na decoração de casa

Já que agosto iniciou-se com um eclipse solar, nada mais justo do que o amarelo ser a cor queridinha da estação. Essa cor chama a atenção!

Na decoração, ela também se destaca! Alguns amam e outros odeiam, mas ninguém pode negar que é vibrante e energética.

primavera na decoração de casa
Se você quiser ir com calma nesse tom, por quê não dar um destaque para aquela porta linda mas que parece despercebida? É uma forma legal de começar. (Imagem: Pinterest)

2 – Cherry Tomato 17-1563

Esse vermelho com um tom alaranjado também se destaca, já que é irmão do amarelo no círculo cromático. É  a vez dos tons fortes e vibrantes!

Essa cor, por ser um tom quente, estimula nosso sistema nervoso e aumenta nossa pressão sanguínea. Mas prepare-se: vão amar ou odiar!

O mesmo do amarelo vale aqui: se você é receoso, abuse deste tom em pontos específicos como almofadas, geladeira, quadros. Agora, se você gosta de ousar e adora o tom, por que não pintar a casa toda?

primavera na decoração de casa
Usado na medida certa, o vermelho traz uma autenticidade e alegria. Vai falar que não gostou? (Imagem: Pinterest)

3 – Little Boy Blue 4132

primavera na decoração de casa

Dizem por aí que essa cor está na lista por ser a escolhida por Melania Trump para a comemoração da posse do seu marido, Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos e também por ser a preferida da Lady Di.

Verdade ou não, nós adoramos a escolha. O azul acalma os ambientes e harmoniza-os. A cor está associada à tranquilidade e paz, além de ter o poder de transmitir energias calmantes para o ambiente de descanso.

primavera na decoração de casa
É uma ótima opção de cor para ser usada no quarto, já que acalma e traz tranquilidade. (Imagem: Pinterest)

4 – Chili Oil 18-1440

primavera na decoração de casa

Há quem se espantou com essa escolha da Pantone, já que esse tom terroso não é tão característico da estação, inclusive quando o assunto é primavera na decoração de casa. Mas, como o nome diz, ele está aí para apimentar a sua decoração.

A busca por tonalidades terrosas já aparece desde o ano passado. Há uma tendência de reaproximação com a Terra e com nossos ancestrais devido ao dia-a-dia tumultuado, além do conforto que essas tonalidades trazem.

primavera na decoração de casa
Pode-se perceber o conforto do ambiente. Esse tom aparece na parede, no tapete e na almofada e mesmo assim não deixa o espaço pesado. (Imagem: Pinterest)

5 – Blooming Dahlia 15-1520

A Blooming Dahlia, assim como a Cherry Tomato, também apresenta o laranja em sua composição. No entanto, por ser mais clara, acaba causando uma sensação quase oposta: a de tranquilidade.

Ao mesmo tempo, ela se aproxima da Chili Oil por também ser um tom terroso, deixando o ambiente calmo.

primavera na decoração de casa
Como na foto anterior, pode-se sentir a tranquilidade do espaço usando este tom. (Imagem: Pinterest)

6 – Pink Lavender 14-3207

primavera na decoração de casa

Os tons de rosa e de lilás não vão deixar o ano tão cedo. Eles aparecem para trazer leveza e delicadeza para os dias de primavera.

Essa cor traz consigo alguns significados, como a espiritualidade, a harmonia, também aguça a intuição e nos conecta às energias criativas. Ela pode ser usada no quarto ou no espaço de meditação, já que transmite tranquilidade.

primavera na decoração de casa
Uma opção para quem não quer colorir as paredes é apostar em colchas, almofadas e objetos decorativos. (Imagem: Pinterest)

Os seis primeiros tons escolhidos pela Pantone são esses! Com eles, você já pode trazer a primavera na decoração de casa! Mas fiquem ligados porque na próxima semana vamos falar sobre as outras e traremos ainda mais ideias e inspirações para vocês aplicarem em casa nessa primavera!

Que tal inscrever-se em nossa newsletter? Assim, você recebe nosso conteúdo em primeira mão, direto no e-mail!

 1,061 total views,  1 views today

Arqueliê

Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo  a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.