Assinatura digital: um jeito fácil, rápido e seguro de alugar um imóvel

Todo mundo que já alugou um imóvel sabe o quanto isso pode ser cansativo e burocrático. Quando tudo parece resolvido, percebemos que para pegar as chaves ainda é preciso uma série de etapas em relação ao contrato para poder, enfim, se instalar no imóvel. Uma solução para isso está na assinatura digital do contrato de aluguel.

Os contratos em papel exigem uma série de processos burocráticos que retardam o processo de locação por dias e até semanas. É preciso recolher todos os documentos que são exigidos, a assinatura de todos os envolvidos – inquilino, proprietário e imobiliária – em todas as vias, fazer reconhecimento de firma em cartório e, só assim, sair com o contrato de aluguel pronto.

Como evitar essa burocracia com o contrato de aluguel?

A assinatura digital representa uma série de facilidades para esse trâmite de assinatura. Primeiramente, o processo fica bem mais rápido, podendo um contrato ser assinado em apenas uma hora. Outra vantagem é que é barato e economiza tempo e dinheiro, tanto do locatário como do locador.

A acessibilidade que as assinaturas digitais oferecem também é um grande atrativo. O locatário não precisa ficar transportando as vias do contrato de um lugar para outro para colher as assinaturas.

Assim como é dispensado de ter de ir até ao cartório para reconhecer firma. Isso sem contar toda a leva de documentos que é preciso recolher para a assinatura do contrato.

O interessado em alugar um imóvel pode assinar um contrato de aluguel sem sair de casa. Pode fazer isso pelo computador, pelo seu celular ou tablet. Além disso, é uma ação com efeito sustentável, uma vez que uma boa quantidade de papel é evitada pelo meio digital.

A assinatura digital é segura?

Como é comum com novas tecnologias, muitas pessoas ficam desconfiadas quanto à validade de um documento assinada por via eletrônica. No entanto, o contrato de aluguel digital possui a mesma validade jurídica do documento em papel, seguindo as normas e regulamentações brasileiras para documentos eletrônicos.

Atualmente estima-se que 30% das transações de aluguel imobiliário já são feitas por meio digital. Isso é possível graças a plataformas de Certificação Digital, como a Docusign. Essa certificação garante a integridade do documento e de sua autoria, portanto é completamente legal.

Para isso, basta o interessado em alugar um imóvel se cadastrar no site da Docusign e assinar o contrato digitalmente. Em pouco tempo, o documento está legalmente pronto e, assim, todo o processo do aluguel é adiantado e otimizado. Ou seja, facilita a vida de quem está procurando e de quem está oferecendo imóvel para alugar.

Não fique de fora de nenhuma de nossas novidades! Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail nosso conteúdo (não enviamos SPAM)!

 901 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.