Aluguel sem fiador? Conheça formas para de alugar imóvel sem fiador

Muitas pessoas perguntam se é possível alugar sem fiador. Afinal, não há dúvidas de que esse é um dos principais empecilhos no momento de alugar um imóvel.

As imobiliárias costumam exigir um fiador como garantia de que o proprietário receberá os valores previstos no contrato em caso de inadimplência.

No entanto, encontrar alguém que assuma essa responsabilidade para conseguir aluguel sem fiador não costuma ser uma tarefa fácil.

Não é todo mundo que aceita colocar seu nome e dinheiro em risco, uma vez que toda responsabilidade financeira e jurídica recai sobre o fiador quando o inquilino deixa de pagar o aluguel e outras despesas do imóvel.

Por isso, existem alternativas para aqueles que querem evitar o modelo tradicional de fiança. Elas facilitam a vida do locatário, do proprietário e da imobiliária. Separamos algumas abaixo!

3 alternativas que permitem aluguel sem fiador

Seguro fiança

aluguel sem fiador

Através de uma parceria entre a imobiliária Cardinali e a Porto Seguro, nessa modalidade o locatário paga uma porcentagem do valor do aluguel mensalmente e não precisa de um fiador.

Assim, em caso de inadimplência, o seguro garante ao proprietário o recebimento do dinheiro. A seguradora arca com as despesas depois de 15 dias de atraso e, na sequência, o locatário negocia o pagamento diretamente com a seguradora.

Existem duas opções de seguro fiança: o básico e o completo.

No modelo básico, o seguro fiança possibilita aluguel sem fiador a partir do pagamento de uma taxa mensal que gira em torno de 13% do valor do aluguel.

Com isso, o seguro garante a cobertura de alugueis e do IPTU, dando segurança ao proprietário e agilizando os trâmites de cadastro e de locação.

Já o modelo completo possui as mesmas garantias de cobertura do básico mais os custos de manutenção do imóvel, como reparos em danos, pinturas internas e externas e contas de água e luz.

Além disso, o seguro fiança completo oferece diversos serviços 24 horas: chaveiro, eletricista, encanador, entre outros.

O valor para a aquisição do seguro completo é de aproximadamente 19% do valor do aluguel. Embora mais caro, a segurança oferecida pode compensar.

Título de capitalização

aluguel sem fiador

Essa modalidade de fiança possibilita que, em vez de ter um fiador, o locatário deposite uma quantia de doze vezes o valor do aluguel. Na imobiliária Cardinali, esse serviço também é feito em parceria com a Porto Seguro.

Durante a vigência do contrato, esse dinheiro fica rendendo juros e é devolvido ao inquilino com o valor corrigido no final. Em caso de não pagamento do aluguel, a seguradora utiliza essa quantia depositada para pagar as parcelas atrasadas.

Aluguel sem fiador por cartão de crédito

aluguel sem fiador

Outra possibilidade oferecida pela Cardinali que dispensa o fiador é o uso do cartão de crédito do locatário, por meio de uma parceria com a startup CredPago.

Nela, o cliente paga 8% do valor locatício ao mês e não precisa ter nenhum dinheiro em conta. A única exigência é ter, no limite do cartão, quatro vezes o valor do aluguel.

Além de evitar o fiador e de não precisar ter uma quantia grande de dinheiro depositada numa conta bancária, a principal vantagem aqui é o tempo reduzido para poder fechar um contrato.

A CredPago leva apenas 15 minutos para analisar e aprovar ou não o crédito do locatário.

Além disso, a imobiliária Cardinali é a única que oferece esse serviço na região, que já é sucesso na região sul do país.

Por que aluguel sem fiador está cada vez mais comum?

No modelo tradicional de fiança, a imobiliária exige algumas condições para que alguém seja o fiador do contrato de aluguel de um imóvel.

Primeiramente, a pessoa precisa ter um imóvel registrado em seu nome. Além disso, o fiador deve estar com seu nome livre de qualquer restrição e possuir um rendimento mínimo de três vezes o valor do aluguel.

Ou seja, se o aluguel for de R$ 3 mil, o fiador deve comprovar uma renda de pelo menos R$ 9 mil, o que pode dificultar e muito o processo de locação.

Assim, caso você esteja à procura de imóvel para alugar, saiba que há opções que não exigem o fiador. Basta analisar e escolher aquela que melhor se encaixa na sua situação.

Em muitos casos, elas possuem benefícios que podem ser muito vantajosos para você!

Quer ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário e até receber dicas de decoração? Então assine a nossa newsletter!

 1,001 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.