Por que alugar imóvel com imobiliária e não particular?

Nós estamos sempre em busca de economizar nosso dinheiro, isso é fato! Por isso, algumas pessoas até mesmo pensam em alugar imóvel sem imobiliária. Mas será que vale a pena? Até mesmo universitários, que costumam ter menos dinheiro disponível, podem optar por não alugar imóvel com imobiliária. Entretanto, a economia dificilmente compensa.

E isso é comprovando tanto para evitar problemas como nas facilidades que uma imobiliária proporciona.

Por isso, nós separamos algumas razões para você nunca realizar um contrato de aluguel sem o serviço de uma imobiliária.

4 razões para alugar imóvel com imobiliária

1 – Alugar imóvel com imobiliária garante a manutenção da propriedade.

alugar imóvel com imobiliária

Com um contrato bem feito e o suporte de especialistas, você garante que os problemas no imóvel serão resolvidos.

Para o proprietário, é uma segurança de que seu imóvel não será deteriorado. Porque caso isso ocorra, existe a garantia da manutenção na saída do inquilino.

Já para os moradores, é uma facilidade na resolução dos problemas de manutenção do imóvel.

Afinal, não é todo mundo que sabe fazer um reparo hidráulico, estrutural ou elétrico, e esses problemas acontecem em qualquer lugar.

Isso é vantajoso principalmente para universitários, que costumam vir de outra cidade. Dificilmente eles conhecem alguém de confiança para fazer esses reparos, e a imobiliária possui profissionais credenciados de qualidade a preço justo. Até mesmo para limpeza do imóvel a imobiliária pode auxiliar.

Entretanto, não são todas as imobiliárias de São Carlos que possuem esse setor de manutenção. Por isso, é preciso saber escolher.

Assim, os problemas de manutenção são sempre resolvidos rapidamente, e a dor de cabeça é mínima – tanto para moradores quanto proprietários, e com garantia no serviço prestado.

2 – Segurança jurídica

alugar imóvel com imobiliária

Você pode até fazer um contrato entre proprietário e inquilino. Entretanto, alugar imóvel com imobiliária reduz muito a chance de erros na documentação.

Pode ser sobre regras de fiador, condições do negócio e situações específicas do mercado imobiliário que nem todo advogado conhece. A verdade é que não existe segurança jurídica sem o apoio de uma imobiliária.

Assim, se acontecer algum problema, será muito mais difícil (e caro) resolver.

3 – Você gasta menos (sim!)

alugar imóvel com imobiliária

À primeira vista, não parece verdade. Afinal, não existe a taxa da imobiliária nos valores negociados.

Mas não é bem assim. Veja a vistoria, por exemplo. Quando feitas por uma imobiliária, existe a garantia de que a casa não possui problemas quando um novo inquilino entra.

Se existirem defeitos, eles estarão registrados na vistoria de entrada. Quando o morador sai, a vistoria de saída é comparada com a de entrada. Dessa maneira, é possível saber se tal problema já existia – e quem foi o responsável por ele.

Assim, os gastos ficam muito mais controlados. Ao mesmo tempo, também existe o suporte na manutenção, do primeiro item.

Ao alugar imóvel com imobiliária, existe garantia de que os problemas serão resolvidos rapidamente, o que não prejudica a estrutura do imóvel (e pode gerar gastos como uma alta conta de água, no caso de vazamentos, por exemplo).

4 – Garantia de pagamento justo

alugar imóvel com imobiliária

Para o proprietário, alugar imóvel com imobiliária sempre garante o pagamento combinado. Mesmo que haja contrato sem uma imobiliária, a negociação precisa ser feita pelos envolvidos, sem o suporte de pessoas qualificadas.

Para os moradores, isso também é vantajoso. Afinal, uma boa imobiliária saberá avaliar corretamente o valor do aluguel. Assim, você tem a garantia de que está pagando um valor justo para morar.

Alugar imóvel com imobiliária SEMPRE compensa

Com essas dicas, queremos mostrar que alugar imóvel sem imobiliária raramente compensa (raramente mesmo!). Você pode até ter menos gastos inicialmente, mas o valor agregado de negociar com uma imobiliária é extremamente alto, e compensa qualquer diferença de valor.

Principalmente para os universitários, que não costumam entender de mercado e estão sozinhos em outra cidade, é importante contar com o apoio de imobiliárias de qualidade.

Problemas acontecem a qualquer momento. Por isso, tenha segurança sempre.

Gostou das dicas? Quer receber mais conteúdo sobre o mercado imobiliário, compra e venda, aluguel e até decoração? Inscreva-se na nossa newsletter, no canto direito do site, e receba as novidades no seu e-mail (não enviamos SPAM!).

 515 total views,  1 views today

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.