Vamos falar sobre harmonizar ambientes? Merecemos, né!

Harmonizar ambientes é um fator relevante para o nosso bem estar no lar e também no ambiente de trabalho.

Todos os dias,  estamos em contato com um turbilhão de informações, diretas e indiretas. Assim, ao fim do dia, estamos exaustos!

Por isso, preparar um ambiente equilibrado e acolhedor é fundamental para que possamos executar com fluidez nossas tarefas diárias.

Como harmonizar ambientes?

Quando isso acontece é possível ter essa sensação de tranquilidade através da própria imagem do ambiente, como abaixo.

harmonizar ambientes
O equilíbrio de cores, texturas e dos espaços dá ao ambiente uma sensação de tranquilidade, tal qual ele se destina a ter e que é possível notar através da própria imagem. (Imagem: Pinterest)

Há diversos estilos e técnicas que se dedicam a construir ambientes harmonizados e equilibrados. Alguns são relacionados à psicologia, como o design Biofílico, outros através da cultura e geografia local, como o Escandinavo e o Boho, e também as técnicas espirituais energéticas como o Feng Shui.

harmonizar ambientes
É possível perceber através das 3 imagens o mesmo tipo de ambiente mas projetados seguindo distintos estilos, porém permanecendo a harmonia em todos. (Imagens: Pinterest)

Sim, cada linha tem seu estilo e nós também temos nossas preferências! O que é confortável para uma pessoa pode ser extremamente desconfortável para outra.

Assim, é fundamental o autoconhecimento e a identificação com a técnica a ser aplicada ao seu ambiente. Não é porque o vermelho é uma cor explosiva que assim será para todos, até porque dentro de uma cor temos uma infinidade de nuances e tons que serão aplicados com intuitos particulares e específicos.

harmonizar ambientes
Cores similares agregadas à diferentes elementos causam sensações e aspectos distintos nos ambientes. (Imagem: Pinterest)

Os elementos naturais são grandes aliados nessas composições, eles trabalham nosso equilíbrio. Flores, texturas de pedras, tecidos de algodão, madeira, podem trazer grande conforto físico sensorial e até psicológico.

Há! Lembrando que na harmonização dos ambientes, temos que trabalhar não apenas nosso sentidos, como  olfato, tato e audição, mas também nossas memórias, com imagens, objetos que nos remetem boas lembranças, como aquela toalhinha que nossa avó tricotou! Todos esses elementos são fundamentais!

harmonizar ambientes
Pedra, palha, plantas, tecidos, tricotados. Todos contribuem para compôr ambientes harmônicos e agradáveis. (Imagens: Pinterest)

O mais legal de tudo isso é que nós vamos te mostrar como fazer tudo isso! O mês de agosto será dedicado aos diferentes estilos, com ideias, dicas e inspirações que vão ajudar a harmonizar ambientes e equilibrar aquele cantinho sem graça, ou mesmo seu espaço preferido!

Que tal dar uma olhada nas imagens que separamos para se inspirar?

Quer receber mais dicas de decoração e arquitetura? Inscreva-se na nossa newsletter!

 1,607 total views,  1 views today

Arqueliê

Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo  a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.