Alegria e vivacidade são as regras de arquitetura e decoração desta casa em São Carlos

A junção de cores e desenhos de móveis exclusivos, criados por Bruna Moraes e Rosane Bachmann no intuito de subdividir espaços integrados, trazem vida ao interior desta casa em São Carlos; um convite ao deleite do lar

*Este texto foi publicado originalmente na Revista LAR Design de julho de 2018. Você pode conferir a revista completa aqui.

por Weslle Montanher

Reconfortar. Esta foi a palavra que norteou todo o trabalho desenvolvido por Bruna Moraes e Rosane Bachmann, da Ofício Arquitetura e Design, nesta casa em São Carlos. Inspiradas no estilo de vida dos moradores e também repleta de ideias, as arquitetas abusaram das cores em paletas quentes e criaram alguns móveis exclusivos por mais elegância, sofisticação e claro, exploração sensorial em detalhes minuciosos, proporcionando momentos de deleite para uma família que preza por caseirices e o conforto de um lar.

LAR Design decoração são carlos
HALL DE ENTRADA Projetado para receber os convidados, o hall de entrada separa e integra os ambientes simultaneamente. (Foto: Levi Mori)

A ideia de uma alquimia de sentidos foi feliz, criando em cada ambiente uma identidade particular, como se, embora integrados, fossem únicos, subdividindo suas funções e conceitos.  — “A intenção foi fazer com que o projeto de interiores trouxesse vida à arquitetura que já existia na casa, proporcionando assim bem-estar e aconchego”, destaca Rosane.  

Nada e nenhum centímetro do projeto arquitetônico foi reduzido, uma vez que a pauta do trabalho era soluções de layout e ergonomia interna.  — “Seguimos à risca a arquitetura presente e só trouxemos elementos para incorporar ainda mais cada material e formas nela presentes. A única intervenção foi expandir o pergolado, criando dois novos ambientes. O espaço zen e o convívio externo, na área da piscina”.

LAR Design decoração São Carlos
ESPAÇO ZEN Este ambiente anexo ao hall de entrada ganhou uma nova atmosfera com o pergolado. (Foto: Levi Mori)

Com a execução do cronograma de ideias, a família pôde celebrar e comemorar um novo momento da casa, sem desgastes de obras ou ambições. Mais alegre e vivaz, cada peça introduzida no projeto foi pensada  milimetricamente para tornar o que já era agradável, ainda mais convidativo. — “Tudo foi desenhado e planejado justamente para este fim. Trazer para dentro da casa algo além do estético, mas alegre, amigável e que inspirasse muitas celebrações. Em síntese, um deleite do lar,” completa Bruna.

LAR Design decoração São Carlos
LAZER E LOUNGE Com o projeto do pergolado coberto, criou-se a área de lazer externa possibilitando o convívio com os amigos e a família integrado à casa.

O primeiro passo para atingir este recomeço, afinal cada etapa de uma obra significa repensar o projeto em essência, foi desenvolver um móvel versátil, com faces iguais e descomplicado no intuito de ser composto como um divisor de ambientes, onde  simultaneamente tivesse várias funções: cristaleira/bar/bistrô e aparador; um living para receber amigos e familiares. — “Este móvel divide o hall e a sala de jantar, daí a necessidade de ter frentes para os dois ambientes,” lembra Rosane. Para introduzir ainda mais elegância à mobília, uma escultura em serralheria embutida na marcenaria tornou-se o grande diferencial, pois além das funcionalidades, a peça passou a ser decorativa. As arquitetas contam que foram necessárias inúmeras reuniões internas do escritório para  estudar a dinâmica da família e consequentemente atingir o objetivo principal do projeto completo: deixar os moradores felizes e confortáveis em todos os espaços, independente da rotina.

“Trouxemos novos elementos para incorporar ainda mais a arquitetura que já existia e assim criamos dois novos ambientes” Rosane Bachmann

LAR Design decoração São Carlos
LOUNGE Ampliado com o pergolado coberto, integra o lazer ao restante da casa. (Foto: Levi Mori)

“Tudo foi desenhado e pensado em trazer para dentro do projeto algo além do estético, mas alegre, confortável e que inspirasse momentos de caseirices” Bruna Moraes

Veja mais fotos deste projeto abaixo:

Siga a LAR Design no Instagram e no Facebook!

 715 total views,  1 views today

LAR Design
Pautada em transmitir informações e fatos que marcam o design arquitetônico, artístico e estilos de vida no interior de São Paulo, a revista LAR Design nasce da dedicação de pessoas focadas em colocar no mercado uma mídia impressa que seja muito mais que um veículo de comunicação, mas sim um canal capaz de nortear, inspirar, cultivar ideias e celebrar a criatividade. Afinal, informar bem é transformar ideias.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.