Casa ou apartamento: qual imóvel comprar em São Carlos?

Comprar imóvel não é uma tarefa simples. Somente a escolha de investir, por exemplo, já exige bastante pesquisa. Mas seja como investimento ou moradia, na hora de fazer a compra, sempre surge uma dúvida: casa ou apartamento. Qual deles é a melhor opção?

Não existe resposta exata para essa pergunta, porque cada um deles possui vantagens e desvantagens. Por isso, a escolha é pessoal, e vai da preferência da pessoa que está comprando.

É preciso considerar o objetivo da compra, a localização e o orçamento disponível ao mesmo tempo. Por exemplo, se você for comprar imóvel em São Carlos para investir, existem várias possibilidades.

Um imóvel próximo às universidades da cidade, mais barato e de simples manutenção, dificilmente fica parado. Nessas características, um apartamento é mais apropriado para o investimento.

Entretanto, o retorno, apesar de constante, é menor do que em um imóvel de alto padrão, como em condomínios fechados. Nesse caso, as casas podem ser mais vantajosas para quem possui um orçamento maior. Mas e para morar, como escolher?

Casa ou apartamento, qual escolher?

Como falamos no começo, a escolha entre casa ou apartamento depende de preferências pessoais. Ou seja, não existe alternativa certa, nem para investir e, muito menos, para morar.

Por isso, vamos listar os prós e contras de cada um para te ajudar nessa escolha.

Por que comprar casa?

Em uma casa, a liberdade é maior. Afinal, o espaço é somente seu, não é preciso conviver com regras de condomínio e não existem algumas imposições. Por isso, quem está em busca de mais tranquilidade pode não aproveitar tanto um apartamento como uma casa.

Muitas coisas são limitadas em apartamentos, como trabalhos manuais que exigem espaço e fazem barulho. Em uma casa, não existe essa restrição. Os desentendimentos com vizinhos ainda podem ocorrer, mas são menores. Por exemplo, não existe um vizinho em cima de você fazendo barulho, ou ocupando sua vaga de garagem.

Até mesmo organizar uma festa ou encontro com os amigos é mais fácil em uma casa. Além disso, o espaço também costuma ser maior, e se torna mais favorável para animais de estimação e o cultivo de plantas, por exemplo. E também é adequado para quem quer reformar o espaço.

Quem escolhe casa também se livra da conta de condomínio, por exemplo, que pode pesar no bolso em certos lugares.

Por que comprar apartamento?

Comprar apartamento também possui seus benefícios. Apesar de ser necessário aceitar as regras de convivência, um apartamento é mais seguro do que uma casa. Pessoas que passam muito tempo fora de casa se sentem mais seguras morando em um apartamento.

Isso porque o espaço nunca está vazio, já várias pessoas moram no mesmo lugar. Além disso, a maioria dos condomínios contam com equipe de segurança, com porteiros ou vigilância eletrônica.

Outra vantagem é a manutenção mais barata do imóvel. Gastos estruturais, alguns reparos gerais e a fachada do imóvel são divididos entre os condôminos, reduzindo os custos e preservando o valor do apartamento.

Por isso, a taxa de condomínio pode compensar. Apesar de ser um gasto adicional que não existe em uma casa, ela ainda inclui investimentos em segurança e limpeza, além da já mencionada manutenção.

Algumas famílias também preferem comprar apartamento. Em certos lugares, existe a tranquilidade de deixar crianças brincando no espaço do condomínio, que ainda pode contar com outras crianças.

Um ponto importante é que, geralmente, apartamentos estão em locais melhores. Isso acontece porque é necessário atrair várias pessoas para morar em um mesmo lugar. Dessa maneira, o entorno de apartamentos costuma ter algumas comodidades que a maioria das casas não possui.

Como você pode ver, existe muita coisa para ponderar entre casa ou apartamento antes de fechar um negócio. Por isso, é importante pensar com calma.

Enquanto isso, por que você não se inscreve na nossa newsletter? Assim, você recebe em primeira mão novidades sobre o mercado imobiliário, dicas de investimento e até decoração!

 3,125 total views,  1 views today

4 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.